Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

À espera do julgamento de Lula, movimentos montam acampamento em Porto Alegre

Apesar da chuva, Porto Alegre começou a mostrar neste domingo, 21, os primeiros sinais das manifestações em função do julgamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva marcado para quarta-feira, 24, no Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF-4).

A Frente Brasil Popular, que congrega dezenas de movimentos sociais, sindicais e partidos de esquerda, começou a montar no início da tarde o acampamento onde os militantes pró-Lula vão se manifestar desta segunda-feira até o dia do julgamento.

O local designado pela Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul em acordo com os movimentos que defendem a absolvição do ex-presidente é um amplo gramado localizado às margens do Rio Guaíba, a cerca de um quilômetro da sede do TRF-4.

Na manhã desta segunda-feira, 22, cerca de 2,5 mil integrantes da Via Campesina vão se reunir na BR-116 e seguir em caminhada até o local do acampamento. O percurso é de 7,6 quilômetros, atravessa algumas das principais avenidas da capital gaúcha, e contará com a presença de João Pedro Stédile, integrante da coordenação nacional do Movimento dos Sem Terra (MST).

Na tarde deste domingo, diversos caminhões do 3.º Batalhão de Engenharia do Exército vindos de Cachoeira do Sul (RS) estavam estacionados no local da concentração. Eles carregavam tratores e soldados armados com fuzis. As assessorias do Exército e da Secretaria Estadual de Segurança não foram localizadas, mas militares que estavam no local disseram extraoficialmente que se trata de uma coincidência e que a presença das tropas no local não tem relação com as manifestações.

Também ontem começaram a chegar a Porto Alegre as primeiras caravanas vindas do interior do Rio Grande do Sul e diversos Estados do Brasil trazendo militantes que vão se manifestar em defesa de Lula. Muitos deles vão ficar hospedados nas casas de integrantes de grupos pró-Lula que se dispuseram a abrigar os visitantes.

Outros estão alojados em sedes de sindicatos filiados à Central Única dos Trabalhadores (CUT). É o caso de um grupo de 120 jovens integrantes da Via Campesina e do Levante Popular da Juventude que estão acampados na quadra do Sindicato dos Metalúrgicos do Rio Grande do Sul.

Uma delas é a argentina Nadya Loscacdo, de 23 anos. Estudante de História da Arte em Buenos Aires, Nadya integra a organização de esquerda Pátria Grande, que tem vínculos com o MST, e desde o início de janeiro participa de uma “vivência” no assentamento sem-terra de Viamão, na região metropolitana de Porto Alegre.

“Para nós na Argentina é importante defender a democracia no Brasil para barrar o avanço do neoliberalismo no continente”, disse Nadya.

A estudante Daniele Cazarotto, 24 anos, filha de assentados do MST nascida em um acampamento do movimento em Hulha Negra (RS), também estava alojada no local. “A importância maior dessa manifestação é defender a democracia”, disse ela.

Desde segunda-feira passada integrantes do Levante têm feito ações em defesa de Lula na capital gaúcha. Uma delas é o Blocão Cadê as Provas, que percorre bairros da periferia com uma bateria de escola de samba chamando as pessoas para dialogar sobre o julgamento de Lula em um tipo de atividade chamado “agitação e propaganda”.

Fonte: Agência Estado

6 comentários sobre “À espera do julgamento de Lula, movimentos montam acampamento em Porto Alegre

  1. Marcio

    É estarrecedor pais de família defenderem bandidos, sejam eles políticos ou não. PÉSSIMOS EXEMPLOS! É incrível também como tais irresponsáveis tiram de si os méritos por uma condição melhor de vida e creditam o sucesso pessoal a outra pessoa. É O RETRATO DA IGNORÂNCIA CRESCENTE NESTE PAÍS.

  2. Marcos Antonio da Silva Pereira

    Essa história que LULA não é ladrão e que ninguém tem provas é igual ao povo da ZEBRA aqui de Salgueiro dizem que são os mais honestos do mundo mais o povo que trabalha como construtores para o povo da ZEBRA,quando termina o mandato na Prefeitura sai tudo RICO E donos firmas grandes e com muito dinheiro.

  3. NISSOCA

    SALGUEIRENSES,EU TENHO CERTEZA ABSOLUTA QUE NEM TODOS OS JORNALISTAS E POETAS SÃO HONESTOS.ALGUNS JORNALISTAS E POETAS INVENTAM HISTÓRIAS.AO ORGANIZAR OS FATOS PARA CRIAR UMA HISTÓRIA CHAMATIVA,OS JORNALISTAS E POETAS COSTUMAM EXCLUIR DETALHES QUE PODERIAM LEVAR O LEITOR A QUESTIONAR A MATÉRIA.POR ISSO,ALGUMAS MATÉRIAS ACABAM SENDO EXAGERADAS.PORTANTO,NÃO É SÁBIO ACREDITAR EM TUDO QUE OS JORNALISTAS E POETAS DIZEM,MAS ISSO NÃO SIGNIFICA QUE NÃO SE PODE ACREDITAR EM MACHADO E IVO JÚNIOR.

  4. Machado Freire

    È uma pena !

    Lula nos empolgou e contribuiu para que milhões de brasileiros -com apoio maciço dos nordestinos, tomassem gosto pela política, uma política de transformação e de melhoria para os mais pobres.

    Tudo começou muito bem, só que ao término do seu primeiro mandato já estava em curso o primeiro escândalo, o chamado Mensalão, com o envolvimento e o comando dos principais “homens de ouro ” de Lula, a exemplo de José Dirceu.

    Mesmo assim, Lula se reelegeu e conseguiu fazer sua sucessora, uma mulher despreparada chamada Dilma. Deu no que deu.

    Agora, o País inteiro assiste ao vivo e em cores por toda imprensa – inclusive a imprensa internacional, a descoberta dos maiores escândalos da história do Brasil, conhecido por Lava Jato.

    Os principais bandidos vinculados aos escândalos que nasceram praticamente dentro da Petrobrais e atingiu as principais organizações da administração pública,com o comprometimento de representantes do povo no Congresso Nacional.

    E eis que novamente, os comandantes desses escândalos são fortes aliados de Lula, desde ministros, senadores e deputados, etc.

    Nem precisa falar em Delcídio, Eduardo Cunha, Pallocci, etc.

    o Brasil inteiro e o mundo sabem quem são os chefes e líderes dessas organizações criminosas.

    Mas Lula faz que não sabe de nada e diz que é INOCENTE, mesmo tendo sido processado e condenado a mais de nove anos de cadeia.

    Será que ele também pensa que nós brasileiros, que temos uma vida decente e de muita luta somos todos BABACAS ?

    Se o Brasil não cair na real, Lula vai levar o resto do Brasil para os amigos dele de algumas republiquetas que existem por ai que, aliás, receberam muito dinheiro que deveria ter sido destinado a programas importantes, como o combate à seca.

    Ou, pelo menos, concluir os projetos da Trasposição e da Transnordestina, onde foram in

    terrados literalmente alguns bilhões de reais.

    Nunca esqueçam: QUEM vota em bandido torna-se CÚMPLICE !