Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Enem 2019: Inep diz que erro que afetou quase 6 mil notas já foi corrigido

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, disse nesta segunda-feira (20) que já foi corrigido o erro que afetou a nota de quase 6 mil candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019.

Em entrevista coletiva em Brasília, ele afirmou que o problema afetou 5.974 estudantes e que a pontuação de todos já foi revisada. Candidatos relataram que já tiveram suas notas corrigidas. De acordo com Lopes, uma falha na gráfica fez com que provas fossem associadas a gabaritos trocados.

No caso da redação, o presidente do Inep afirmou que não houve nenhum problema, pois o procedimento é diferente – “a prova é digitalizada e corrigida”.

Na entrevista, Lopes afirmou que, para evitar erros nas próximas edições do Enem, o Inep vai revisar os processos de controle de qualidade. Citou ainda a implementação digital do exame: “Com a implementação do Enem digital esse tipo de erro vai deixar de existir, porque não vai haver cartão de resposta em papel”.

O presidente do Inep disse que o Instituto recebeu cerca de 172.000 e-mails de candidatos informando algum erro, ele destacou que a quantidade de prova checada foi além deste número.

Sobre a aplicação de penalidades a gráfica que imprimiu as provas, o presidente do Inep afirmou que vai pedir explicações à empresa. “Ela pode estar sujeita as penalidades do contrato”. Ele informou, também, que o Inep está com dois processos licitatórios abertos para contratar novas gráficas para o Instituto.

Fonte: G1