Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Empresa pagou dívida da campanha de 2010 de Dilma, dizem delatores

Executivos ligados ao grupo Andrade Gutierrez afirmaram, no processo de delação premiada, que fizeram um pagamento ilícito para quitar uma dívida de campanha da presidente Dilma Rousseff, em 2010.

Os executivos da Andrade Gutierrez prestaram depoimento na Procuradoria Geral da República, na semana passada. Eles foram ouvidos por procuradores do grupo de trabalho da Lava Jato em Brasília, porque as acusações feitas por eles nos acordos de delação premiada envolvem políticos com foro privilegiado.

A TV Globo confirmou que os ex-executivos Flavio Barra, Antônio Campello, o executivo Flávio Lúcio Magalhães e o presidente afastado da Andrade Gutierrez, Otávio de Azevedo, disseram que a construtora pagou, ilegalmente, uma dívida de campanha da presidente Dilma Rousseff, do PT, em 2010.

A empreiteira simulou contratos com a Agência digital Pepper Interativa, que trabalhou na campanha de Dilma. O valor do pagamento por fora chegou a R$ 6 milhões.

O dinheiro foi repassado a pedido de Fernando Pimentel, um dos coordenadores da campanha de 2010 e que foi ministro da Indústria e do Comércio no primeiro mandato de Dilma.

Os investigadores da Lava Jato descobriram a ligação dos pagamentos da Andrade Gutierrez à Pepper Interativa durante buscas feitas em uma outra operação, a Acrônimo.

Ela investiga um possível esquema de lavagem de dinheiro e de desvio de recursos públicos para financiar campanhas eleitorais, envolvendo justamente a Pepper e Fernando Pimentel, hoje governador de Minas Gerais.

As informações colhidas pela Acrônimo foram confirmadas nas delações dos executivos da Andrade Gutierrez como prova dos pagamentos ilegais.

Pagamentos suspeitos para a campanha presidencial de 2010 já foram citados na delação do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa. O que os investigadores querem saber é se dinheiro desviado da Petrobras foi usado como doação legal de campanha.

A Procuradoria Geral da República já tinha concluído anteriormente que a presidente não será investigada em denúncias envolvendo a campanha de 2010 porque são fatos que ocorreram antes de Dilma assumir o primeiro mandato, em 2011. O Supremo Tribunal Federal, então, arquivou o caso.

Fonte: Jornal Nacional

2 comentários sobre “Empresa pagou dívida da campanha de 2010 de Dilma, dizem delatores

  1. Oswaldo

    O cachaceiro arregão está usando de todas as artimanhas pra postergar a prisão. Porém, a corrida já começou, quem chegar na frente, delata o chefe e escapa. Que ficar por último, CANA!!!