Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Empossado, Camilo Santana diz que corte de gastos é “estilo de governar”

O governador Camilo Santana (PT) e a vice-governadora Izolda Cela (PDT) foram empossados na tarde desta terça-feira, 1, em sessão solene na Assembléia Legistatva do Ceará (AL-CE). Na primeira coletiva após a posse, Camilo afirmou que trabalha para “manter o Estado equilibrado”.

“Como é um governo de continuidade a gente já vem trabalhando no sentido de preparar o Estado para manter o que nós alcançamos durante quatro anos de crise econômica brasileira, crise hídrica, crise política”, afirmou.

Além de parte do novo secretariado, evento contou com a presença dos pedetistas Ciro Gomes, o prefeito Roberto Cláudio e o senador eleito Cid Gomes, que sugeriu vigilância ao governo Jair Bolsonaro (PSL).

Durante discurso no Plenário, destacou a defesa da democracia e do diálogo. “Sempre encontrei no parlamento a parceria e o respeito imprescindíveis para administrar o nosso Estado e fazê-lo crescer e se desenvolver mesmo diante das dificuldades impostas pela difícil conjuntura nacional”. 

Questionado se estaria se antecipando em relação a problemas no governo Bolsonaro, também espossado nesta terça, Camilo defendeu que corte de gastos é estilo de governar. “Fiz isso em 2015, mesmo sem saber qual era  a crise que iria enfrentar. Estamos caminhando em dois caminhos, reduzir despesa e aumentar receitas, para sobrar recurso pra fazer investimento”. 

A reforma fiscal é o mote dos primeiros 120 dias de governo. Conforme O POVO publicou em 21 de dezembro último, a meta é gerar quase R$ 6 bilhões em receitas e cortar R$ 1,6 bilhão das despesas. Dentre as medidas, corte de 25% das diárias e viagens públicas e decreto de contenção de gastos.

“A maioria dos estados brasileiros está numa situação terrível e o Camilo tem conseguido a proeza de fazer do Ceará o maior volume do investimento do Brasil em termos absolutos. Isso é muito aquém do que o nosso povo precisa e merece, mas dá pra ter orgulho de saber que no Ceará não tem escândalo, tem as prioridades corretas”, avaliou Ciro Gomes, derrotado na corrida presidencial.

Fonte: O Povo