Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Embrapa Semiárido usa artimanha sexual para conter pragas em parreirais

angelquarto-003Pesquisadores da Embrapa Semiárido e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) desenvolveram uma técnica inusitada para conter a praga traça-dos-cachos nos parreirais de uva vinífera no submédio do Vale do São Francisco. A artimanha sexual consiste em frustrar a procriação da espécie maléfica para as plantações. Para isso é espalhado na área cultivada um produto que resume o odor do hormônio feminino da espécie, chamado tecnicamente de Splat Crypto.

O produto é aplicado em diversos pontos do pomar, deixando falsas pistas de presença da fêmea. Ele causa tanta confusão sexual, que os machos começam a voar desorientados pela plantação infestada pelo odor do que seria uma parceira. Com isso, não acontece o acasalamento e as fêmeas terminam o ciclo vital sem reproduzir-se. Conforme a Embrapa Semiárido, desde que teve início em novembro de 2009 o projeto de “Estratégias para o manejo integrado da traça-dos-cachos da videira”, houve uma redução drástica no número de insetos nos parreirais.

Segundo o engenheiro agrônomo e pesquisador da Embrapa Semiárido, José Eudes de Morais Oliveira, “um resultado dessa dimensão, se não garante a extinção da praga assegura a manutenção da população do inseto em níveis tão reduzidos que não afetam a produtividade do parreiral. O manejo pesquisado no projeto praticamente abre espaço para inverter a tendência registrada nos últimos anos da constante presença dessa praga – uma espécie de lagarta – e que tanto prejuízo tem causado às vinícolas”, garante.

Da redação do blog de Alvinho Patriota por Chico Gomes