Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Eduardo no flerte com os industriais

Potencial candidato à Presidência em 2014, o governador Eduardo Campos (PSB) obteve sinais de que terá apoio da classe industrial nordestina para consolidar seu projeto. Numa reunião do “Fórum Integra Brasil”, realizada na Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe), o setor demonstrou ontem sintonia com o discurso do governador no campo econômico ao levantar as bandeiras do desenvolvimento regional e da revisão do pacto federativo. O grupo, formado por empresários da cadeia produtiva do Nordeste, ainda pretende exercer pressão sobre o governo federal para que volte os olhares para a região.

O próprio mote do evento – “O Brasil pode muito mais” – tratou de dar a conotação política à reunião por ser igual ao slogan utilizado nas inserções nacionais do PSB na televisão. “Veja que isso não é um desejo só nosso, é um desejo de muita gente”, disse o governador após participar da abertura do evento. Na ocasião, o socialista voltou a abordar os entraves ao crescimento econômico do País, assunto que tem lhe rendido grande inserção nacional.

Mirando a política econômica do atual governo, ele afirmou que o País precisar retomar o crescimento se pautando por “outras variáveis” que não se restrinjam ao estímulo do consumo e a expansão do crédito. Também colocou que o debate sobre o desenvolvimento regional deve incluir a questão do pacto federativo e falou diretamente que esses temas devem pautar a eleição do próximo ano. ”Espero que essa agenda faça parte da eleição de 2014. Em 2010 (sucessão presidencial) tivemos um dos debates mais pobres vistos no País. E muito do que estamos passando agora se deve à pobreza desse debate que não discutiu um projeto de Brasil”, disse.

Alinhados com a estratégia do governador, representantes do setor industrial irão entregar um documento à presidente Dilma Rousseff (PT) para pressioná-la pela adoção de políticas de desenvolvimento regional. Ao mesmo tempo, irão realizar visitas às obras federais que estão em atraso no Nordeste, como a Transposição do Rio São Francisco e a Transnordestina.

Ao longo desta semana, Eduardo cumprirá agendas em cidades do interior. Hoje, ele participará da Missa do Vaqueiro, em Serrita, e na segunda (29), fará inaugurações de obras em Petrolina e Araripina. O roteiro sertanejo, que só termina na quarta (31), ainda inclui passagens por Trindade, Ouricuri, Granito e Bodocó.

Fonte: JC Online