Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Discurso de Temer sobre a mulher provoca críticas nas redes sociais

Em uma cerimônia alusiva ao 8 de março, no Palácio do Planalto, o presidente Michel Temer disse que no Brasil, e ainda em outras partes do mundo, a mulher ainda é tratada como uma figura de segundo grau, quando na verdade ocupa o primeiro grau em todas as sociedades.

No discurso do presidente, ao menos duas declarações provocaram críticas e muita discussão nas redes sociais, por terem dado muita ênfase às atividades domésticas das mulheres.

“E eu digo isso com a maior tranquilidade porque eu tenho absoluta convicção, até por formação familiar e por estar ao lado da Marcela, o quanto a mulher faz pela casa. O que faz pelo lar, o que faz pelos filhos e, portanto, se a sociedade de alguma maneira vai bem, quando os filhos crescem, é porque tiveram uma adequada educação e formação em suas casas. E seguramente isto quem faz não é o homem, quem faz é a mulher. A queda da inflação que nós estamos assistindo, a queda dos juros, o superávit recorde da nossa balança comercial, o crescimento do investimento externo, tudo isso significa empregos e significa também que a mulher, além do cuidar dos afazeres domésticos, vai vendo um campo cada vez mais largo para o emprego”.

Depois da cerimônia, a secretária especial de políticas para mulheres, Fátima Pelaes, foi questionada sobre as declarações do presidente. A secretária disse que Temer falou sobre a realidade da mulher, na qual o compartilhamento dos afazeres domésticos ainda não foi conquistado.

Fátima Pelaes disse ainda que o presidente Temer foi responsável pela criação da primeira delegacia da mulher, quando secretário de segurança de São Paulo, muitos anos atrás, e que ele vai além das palavras.

Fonte: Jornal Nacional