Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Dilma indica Rodrigo Janot para procurador-geral da República

A presidente Dilma Rousseff indicou hoje (17) Rodrigo Janot para o cargo de novo procurador-geral da República. Ele assumirá o cargo no lugar de Roberto Gurgel, que deixa o cargo após dois mandatos.

Janot foi o mais votado por seus pares na eleição da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR). Segundo a nota divulgada pelo Palácio do Planalto, o procurador tem “uma brilhante carreira no Ministério Público (MP)”. A presidente também considera que o escolhido “reúne todos os requisitos para chefiar o MP com independência, transparência e apego à Constituição”.

A escolha de Janot por Dilma respeita a escolha da eleição da ANPR. Ele foi o primeiro colocado na lista tríplice enviada há quatro meses para o Planalto. Até o momento, esperava-se que a presidente indicasse uma mulher para o cargo. Entre as cotadas etavam Ela Wiecko, que ficou em segundo lugar na lista da ANPR, e Deborah Duprat, que ficou em terceiro.

Dilma não é obrigada a seguir a indicação da entidade, mas desde o primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, quando foi escolhido ex-procurador-geral da República Cláudio Fonteles, os governos do PT têm seguido a escolha feita pela ANPR, escolhendo sempre o primeiro da lista.

Fonte: IG