Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Dilma chega a PE para acompanhar trabalho de contenção da microcefalia

Devido ao alarmante e crescente número de casos de recém-nascidos com microcefalia registrados em Pernambuco, a presidente da República, Dilma Rousseff (PT), aportará no Recife no sábado (5). De acordo com o Planalto, a presidente participa de uma reunião às 10h30 no Comando Militar do Nordeste.

Participam do evento o governador Paulo Câmara (PSB), os ministros da Saúde, Marcelo Castro, e da Integração Nacional, Gilberto Occhi,  entre outras autoridades locais para tratar do combate ao mosquito Aedes aegypti, responsável por transmitir dengue, chikungunya e zika vírus – esta última, associada aos casos de microcefalia. Em novembro, o governador Paulo Câmara, participou de reunião com a chefe do Executivo, que manifestou “preocupação” com a situação e afirmou que viria ao Estado.

“Um assunto como este tem a preocupação de todos nós e a presidenta também demonstrou muita preocupação. São números que crescem rápido e as crianças que estão nascendo agora foram geradas no início do ano, então toda a investigação e a preocupação é no sentido de que a gente tome ação imediata para que o início do próximo seja com menos casos”, afirmou o governador no Palácio do Planalto no dia 26.

Na ocasião, Câmara ainda afirmou que passou cerca de duas horas em reunião com a presidente e com ministro da Saúde para tratar do aumento “exponencial” dos casos de crianças com a má-formação. Segundo ele, Pernambuco é o estado no Nordeste com o maior número de casos notificados e confirmados e que, por isso, precisaria contar com ajuda do Governo Federal.

A microcefalia é uma condição rara em que o bebê nasce com o crânio do tamanho menor do que o normal. Em razão das diversas crianças que nasceram com a má-formação, o Governo Federal criou uma força-tarefa integrada por 17 ministérios para tentar conter o avanço dos casos. Até o Exército foi acionado para integrar o combate ao Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, a febre chikungunya e a zika – essa tida como uma das responsáveis pela microcefalia.

Até o dia 30 de novembro, o Estado registrava 646 casos. O governo de Pernambuco anunciou um novo protocolo para diagnóstico da microcefalia. Desde a última quinta-feira (3), passaram a ser considerados com a má-formação apenas os bebês que tenham perímetro cefálico igual ou inferior a 32 centímetros — e não mais 33 cm. O estado decidiu adotar os parâmetros definidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

O protocolo também aconselha que as mães que apresentarem manchas vermelhas pelo corpo (exantema) durante a gestação, devem procurar a Secretaria Estadual de Saúde (SES) para que o caso seja notificado.

Fonte: G1

Um comentário sobre “Dilma chega a PE para acompanhar trabalho de contenção da microcefalia

  1. Romualdo

    “O mosquito provoca, além da dengue, a chikungunya, e ele tem uma variante que transmite o vírus que se chama vírus da zika por causa de uma floresta. Precisamos nos mobilizar para evitar os processos de reprodução do mosquito, porque o mosquito transmite essa doença porque ele coloca o ovo e esse ovo tem o vírus que vai transmitir a doença”. (Dilma Rousseff)