Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Derrubada de avião revela interesses distintos de Rússia e Turquia na Síria

A derrubada de um avião russo pela Turquia nessa terça-feira inflamou a tensão na região e expôs os interesses dos envolvidos no conflito.

Após o ataque, o presidente russo, Vladimir Putin, disse que o ato era uma “punhalada pelas costas” feita por “cúmplices de terroristas” e prometeu “graves consequências” nas relações de Moscou com a Turquia.

A Turquia afirma que suas aeronaves atiraram no avião após ao menos 10 alertas de que ele estaria violando o espaço aéreo turco, o que Moscou nega.

De acordo com Putin, a aeronave russa estava participando de uma operação contra o grupo autodenominado “Estado Islâmico”.

Apesar da contundente reação de Putin, é pouco provável que haja um ruptura total de relações entre os dois países, de acordo com Famil Ismailov, editor do serviço russo da BBC.

“É uma tremenda dor de cabeça para a Rússia, que pode se transformar em um verdadeiro pesadelo, mas ambos os países têm muito a perder se chegarem a uma rupture das relações”, disse Ismailov, acrescentando que é preciso lembrar que os dois países têm um comércio bilateral que em 2014 ultrapassou os US$ 30 bilhões.

O ataque poderia influenciar o cenário das potências globais envolvidas na guerra síria, especialmente no que diz respeito aos pontos mais polêmicos, como o futuro de Assad.

Fonte: BBC Brasil