Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Depois de abrir mão de mandato, Jean Wyllys continua recebendo ameaças: ‘Meu maior desejo é te decapitar’

Mesmo depois de anunciar a desistência de cumprir seu terceiro mandato devido aameaças que vem recebendo, o deputado federal Jean Wyllys(PSOL-RJ) continua sendo alvo de intimidações. Nessa segunda, o parlamentar recebeu um e-mail em que é chamado de “bixa desgraçada” e no qual o autor diz que está armado e “pronto” para matá-lo.

“Bixa desgraçada! Sei que você está na (cita o nome do suposto país onde Wyllys estaria) e provavelmente está atrás de mim. Saiba que estou armado e pronto para lhe matar. Você é a escória, você é o lixo. Você mudou-se para (cita novamente o país) e deixou todos os seus parentes no Bostil. Saiba que meu maior desejo é te decapitar e postar o vídeo na Deepweb. Você e sua querida mãe”, diz o texto. 

No domingo, outro remetente enviou uma mensagem para o e-mail de Wyllys e de seus familiares afirmando que “sicários” estão atrás de seus familiares para matá-los. No texto, são citados os nomes de dois familiares do deputado federal acompanhados do número de seus documentos. 

“O Jean pode estar exilado na Europa, ‘seguro’, mas não podemos dizer o mesmo de vocês. Em 2020 faremos novos contatos com sicários, em 2021 também e assim sucessivamente”. A mensagem afirma que o grupo está à serviço da corporação “Comando Virtual Marcello Valle”.

As ameaças foram denunciadas pela assessoria jurídica de Wyllys ao ministro da Justiça, Sergio Moro; à Polícia Federal e ao Departamento de Polícia Legislativa da Câmara.

“Dada a gravidade das mensagens, especialmente consideradas em um contexto onde o parlamentar se viu obrigado a sair do Brasil para preservar a própria integridade física, e onde, inclusive, a Organização dos Estados Americanos, por meio da CIDH, atestou que, por conta das graves ameaças, não há condições básicas para que Jean Wyllys pudesse exercer o cargo para o qual fora eleito, rogamos pela imediata apuração desses e dos demais episódios de ameaças a que o deputado Jean Wyllys vem sendo violentamente submetido, e todas as demais providências pertinentes,inclusive a notificação de autoridades policiais internacionais, tendo em vista o teor de uma das ameaças recebidas e aqui relatadas”, solicita a defesa do parlamentar.

Em nota divulgada no sábado, o ministério da Justiça apontou Valle, que está preso desde 2018, como um dos responsáveis pelas ameaças a Wyllys. O analista de sistemas e ex-estudande da Universidade de Brasília (UnB) foi detido em maio passado pela Polícia Federal e responde pelos crimes de associação criminosa, ameaça, racismo e incitação ao crime. A atuação de Valle era intensa em fóruns e páginas anônimas nas redes sociais.

Fonte: O Globo