Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Denúncia: Matadouro Público de Salgueiro é cercado por irregularidades e restos mortais de animais

Quem mora nas imediações do Matadouro Público de Salgueiro já não suporta o odor e a quantidade de restos de animais despejados no meio ambiente. Sem um local adequado para o despejo das carcaças, fetos e demais órgãos dos animais abatidos no matadouro, tudo que não serve para venda vai parar nos arredores do abatedouro, localizado no Sítio DNOCS. A denúncia, acompanhada por fotos, foi enviada nesta terça-feira (10) para a redação do Blog Alvinho Patriota por um cidadão salgueirense, com cópia para a Secretaria de Saúde, Vigilância Sanitária e TV Grande Rio.

Segundo a denúncia, os restos dos animais são jogados a apenas 10 metros de distância do local de abate. O lixo orgânico atrai urubus e provoca um odor insuportável na região. Quando os restos se acumulam em grande quantidade, tudo é queimado, exalando mau cheiro e proliferando muitas moscas na área. “De onde sai a carne para complementação da alimentação do cidadão desta cidade distância”, diz o denunciante.

Se os restos dos animais forem queimados por muito tempo, os moradores da localidade são obrigados a deixar suas residências. “Porque o mau cheiro é insuportável causando mal estar, tonturas, dores de cabeça e ânsia de vomito, além das doenças transmissíveis através dos insetos”, aponta o delator. O denunciante ainda afirma que o matadouro não possui estação de tratamento e toda a água usada na limpeza dos animais é jogada a céu aberto, poluindo os lençóis freáticos, atingindo açudes do sítio e causando danos irreparáveis à natureza.

“Acredito que devido essa poluição os agricultores podem entrar com uma ação, por uma indenização pelos danos que suas propriedades vêm sofrendo há longos anos. Quando paramos para pensar que há uma grande preocupação com a preservação a natureza, e deparamos com um crime ambiental, como este, gera revolta. Principalmente por ser causado por um órgão público”, ressalta o cidadão. “A vigilância sanitária, apesar de informada da situação, faz vista grossa, esquecendo que de acordo com a Constituição federal, a saúde é direito de todos e dever do estado, garantir mediante politicas sociais e econômicas a redução de riscos de doenças e de outros”, completa.

Um dos pontos graves pautados na denúncia é o abate de fêmeas em pleno estado de gestação. Como se pode ver nas fotos, os fetos são jogados nos arredores do matadouro após serem abatidos com a mãe, o que vai contra a Lei n° 24.645/1934, no seu artigo 3º inciso VIII. As irregularidades encontradas no Matadouro Público de Salgueiro são tantas que seria necessário o uso de várias linhas para apresentá-las. Em entrevista por telefone para rádio Talismã FM na semana passada, o próprio secretário de Agricultura de Salgueiro admitiu que o matadouro não tem condições de continuar funcionando. Resta saber por que a prefeitura ainda não resolveu o problema, já que o município está em pleno desenvolvimento.

Por Chico Gomes

14 comentários sobre “Denúncia: Matadouro Público de Salgueiro é cercado por irregularidades e restos mortais de animais

  1. Eunisse

    Gente não se trata de política e sim saúde pública.
    Só sei que não dar para por essas carnes na minha mesa.
    Acredito que as autoridades competente vais sim sanar
    esse problema.

  2. jorge luiz

    Que absurdo é esse. Isto équestão de saúde público. Hoje sei os motivos pelo qual os moradores circunvizinhos vem sofrendo diversos tipos de infecção. Parece que o poder público abandonou seus moradores, ou melhor,quer acabar com os moradores e toda a população porque coisa dessa natureza não pode ocorrer. Como cidadão morador desta ccomunidade venho aqui deixar minha indignação com referencia ao caso mostrado.Ainda tem gente dizendo que trata de “politicagem”. Será que mesmo mostrado a situação as pessoas ” doentes pelos partidos politicos” ainda defendemtamanha barbaridade. Cadê a vigilancia sanitária que não acompaanha o serviço que deveria fiscalizar? Cadê o Ibama que não ver que tambem trata-se de questão ambiental?.Parece-me que no matadouro também tem veterinários, ou estou enganado?. Gente temos de procurar não só o representante do Municipio, mas também o Ministério público, para que tome as providencias. A partir de agora vou virar vegetariano, porque comer dessa carne! Deus me livre. Jorge

    1. Ana Carvalho

      As imagens falam por si só. Se a ADAGRO (Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária) é quem tem a obrigação de fiscalizar e o matadouro publico encontra-se nesta situação é porque ela não está fazendo o seu trabalho. Então alguém precisa fiscalizar a ADAGRO, a vigilância Sanitária não seria o órgão mais indicado diante da situação? Não estou aqui para atacar nem defender quem quer que seja, mas como está não dá pra ficar! Que seja a ADAGO, a Defesa Sanitária, Vigilância Sanitária, o Município, a Câmara de vereadores, o Veterinário contratado pelo município, Secretária de Saúde, de agricultura, de infraestrutura. Sei lá, tem tanta gente aí com pagamento em folha que deveria estar fazendo alguma coisa. E agora, quem fiscaliza os fiscais?? Quem mais tem que fiscalizar somos nós consumidores, pois é a nossa mesa o destino final.Mais uma vez digo, não estou aqui para atacar ou defender quém quer que seja,apenas tenho o direito de não aceitar essas carnes no meu prato.

  3. Amanda Nunes

    Que absurdo isso, é o preço do progresso? Porque vejo tanta defesa em falar que a cidade tá assim, assado, pq é o desenvolvimento, acho que nem antigamente a gente via essas coisas, por isso que as pessoas tinham saúde, hj, é tanta modernidade e ainda nos deparamos com um retrocesso desse.

  4. Alvinho Patriota

    Peço às pessoas que querem criticar, primeiro que se identifiquem de verdade ou não comentem e, segundo, mesmo na crítica é preciso que haja respeito, pois o blog não tem a intenção de cortar os comentários que chegam para as matérias postadas, porém, não deve permitir que se baixe o nível dos debates.

    Obrigado

  5. Marcelo Sampaio

    Este blog procura fazer um trabalho sério, mas a forma de comentários desse Péricles e Cláudio mostram o baixo nível cultural de ambos, ou seja, não escrevem com criticidade coerente e nem informação, mas agressões. Ainda bem que usam provavelmente pseudônimos, porque gente de caráter usa nome e sobrenome de verdade. Pela forma de expor deixam dúvidas quanto a escolaridade.Ou seja, opinião sem nível. Agressores baratos. Aguardem que no século 30 seus Leões podem voltar ao poder, ou noutra encarnação kkkkkkkkkk

  6. CLÁUDIO

    EI SEU SECRETÁRIO DE FINANÇAS CADÊ AS OBRAS DO MATADOURO…. SERÁ QUE ESTÁ NO SEU CAIXA FORTE KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  7. pericles

    E A REFORMA DO MATADOURO FOI FEITO O ANO PASSADO E FOI GASTADO MIULHÔES E PQ NÃO MOSTRAM ESSE SERVIÇO CORRPTPOS………………..

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    CADÊ O PREFEITO , CADÊ A REFORMA SERÁ QUE O GATO COMEU? OU FOI OS URUBUS OU SERÁ OS CACHORROS

  8. Antônio Gonçalo

    Taí, o argumento da Ana Carvalho abaixo é mais coerente e informativo, opinião de quem sabe das coisas. Percebo que os dos outros é discurso politicamente incorreto, ou seja, de quem ainda tem a esperança de que a oposição fajutada e defasada – leia-se os antigos Leões -possam salvar Salgueiro. Só se for pra transformar as coisas em tisunami. Ora, o povo tem é de agradecer Salgueiro pelo que é. Imagine 15 anos atrás a desgraça. Que eu saiba a única obra deixada pelo ex-prefeito do falecido PFL Paulo Afonso, foi o mercado que hoje nao serve pra nada e vai ser reformadinho da Silva. Nao importa de quem são as obras, o importante é que estão chegando. Esse blog nos informa direto com coerência as coisas boas que ocorrem nessa cidade. Ninguém elogia. Nem elogiaram os meninos humildes de escola pública que tiraram 1o e 6o lugar em medicina. Mas criticar é fácil porque é de graçada, barato e rancoroso.Esse pesoal do ódio devia ir a um pai de santo

  9. JUCINEIDE

    INFELISMENTE AS MEMORIAS DE MUITOS SALGUEIRENSES É FRACA,QUANDO CHEGA NA HORA DE VOTAR MUITOS SO LEMBRAM DO BOLSO E DO BEM ESTAR DE ESTAR LA DENTRO MAMANDO JUNTO AO PREFEITO.

  10. Ana Carvalho

    E cadê o veterinário que faz a inspeção dessas carnes? Por que deixa abater? A culpa é dele e da tal defesa sanitária.

  11. arnaldo luciano de alencar

    Estas fotos me faz lembrar do NATAL e da mensagem do Prefeito que diz este é meu SALGUEIRO MODERNO,é isso aí na verdade é a modernidade que passa e o gêstor passou longe dela,pois com tantas obras e tanto ISS entrando no Múnicipio é triste se ver uma situação desta,quando digo que as Obras aquí em Salgueiro são das esferas FEDERAL/ESTADUAL,mostra o porque,vejamos estava eu na CAMARA DE VEREADORES e lá ví ser aprovado pedido do EXECUTIVO de mais de 300.000,00(trezentos mil reais,para refomar o Mercado Público e para minha supresa esta semana encontrei uma placa de publicidade dizendo que a reforma é do governo do Estado,pórem não diz a empresa,não fala da empresa que estava fazendo a reforma,não dar valor à obra,não diz quanto custa e melhor de tudo não dar prazo de conclusão,acho que está modernidade tem que se revista,pois como está fica muito feio,principalmente em ano eleitoral.