Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

De volta ao passado: O assassinato de Pe. José Maria de Prada

igreja1Nascido em Portugal no ano de 1928, José Maria de Prada era missionário redentorista da Província de São Paulo, foi ordenado padre em 1953, iniciando sua jornada de fé e fidelidade aos princípios da Igreja Católica. Padre José Maria atuou em Angola, na África, até 1975, ano que veio trabalhar no Brasil. Em terras brasileiras, morou em Garça-SP, em Exu-PE e foi ordenado pároco do município de Salgueiro. Foi nessa cidade que a fidelidade às normas da igreja custou sua vida.

Certa vez um homem rico e influente em Salgueiro procurou Pe. Prada para se casar. Nada demais se ele já não fosse casado. O indivíduo mentiu para Pe. Prada dizendo que havia residido com uma mulher em outra cidade, mas não tinha se casado. Não acreditando na versão do homem, Pe. José Maria entrou em contato com a paróquia da outra cidade e conseguiu uma certidão de casamento dele. O homem influente ofereceu dinheiro ao sacerdote para que ele realizasse o matrimônio, porém Pe. José Maria não aceitou a oferta. Mediante a recusa, o indivíduo disse que o mataria se ele não efetuasse o casamento, mas o padre não quebrou as regras da igreja.

No dia 29 de abril de 1991, homem contrariado tirou a vida do servo de Deus às 11h na porta da Igreja de Santo Antônio. A missa de corpo presente de Pe. Prada teve participação de todo clero da Diocese Petrolina e de uma multidão de fiéis do município de Salgueiro. No enterro o caixão foi coberto com a camisa ensanguentada do padre. O assassino de Pe. José Maria permanece livre após 20 anos do homicídio.

Da redação do blog de Alvinho Patriota por Chico Gomes

2 comentários sobre “De volta ao passado: O assassinato de Pe. José Maria de Prada

  1. marcos santos

    Só é fazer um rastreamento das ligações dos familiares dele que descobrem rapidinho, é só falta de boa vontade e tb muito corporativismo, na epoca mesmo quem deu fuga a esse assassino foi a própriA POLICIA, eu fui testemunha ocular desse crime estava no antigo BAMERINDUS quando ele efetuou os disparos ainda vi ele correndo.

  2. Elaine medeiros

    Já passado muito tempo do assassinato do Pe José Maria, com as leis frouxas que temos, duvido muito que as autoridades competentes coloquem o acusado na cadeia.Mesmo sendo a vitima uma pessoa muito querida da sociedade,mesmo causando uma comoção no momento, a fuga apos o crime, deixa duvidas quanto a proteção de terceiros.Se os serviços de inteligencia das policias receberem a ordem de apreenção, com certeza, o crime não prescreve.