Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Crise na Síria: Assad critica coalizão dos EUA e alerta para ‘destruição no Oriente Médio’

A situação na Síria tem piorado a cada dia e, se a coalizão entre o próprio país, a Rússia, o Irã e o Iraque não for bem-sucedida, haverá “destruição no Oriente Médio”. A frase é do presidente da Síria Bashar al-Assad em entrevista a uma televisão estatal local.

Assad criticou a coalizão liderada pelos Estados Unidos e os ataques aéreos na Síria e no Iraque comandados pelos americanos dizendo que eles são “contra-produtivos” e que só fizeram o terrorismo se espalhar ainda mais.

Enquanto isso, a Rússia segue atacando a região e tendo como alvo as chamadas posições controladas pelo grupo que se autodenomina “Estado Islâmico”.

Enquanto ativistas locais e os Estados Unidos criticam a atitude do governo de Moscou por supostamente estar “focada em atingir grupos rebeldes contrários ao regime de Assad” – e não o EI -, o governo sírio reitera seu apoio aos ataques liderados pelo Kremlin.

Segundo Assad, Síria, Rússia, Irã e Iraque estão unidos para combater o terrorismo e vão atingir “resultados práticos”, ao contrário da coalizão liderada pelos Estados Unidos.

Os adversários internacionais de Assad defendem a saída do presidente sírio como solução para a guerra civil que já dura quatro anos no país – apesar de alguns países do Ocidente já concordarem com a permanência dele por um período de transição.

Do outro lado, Assad rebate: “A discussão sobre o sistema político da Síria é uma questão interna da Síria.”

Fonte: BBC Brasil