Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Costa joga a isca para o PV, que avalia adesão

pvDepois do governo do Estado, agora é a Prefeitura do Recife que tenta atrair o PV para sua base de apoio. Emissários da gestão João da Costa (PT) já sondaram informalmente líderes dos verdes sobre a possibilidade do casamento. A exemplo da gestão Eduardo Campos (PSB), o PV comandaria a pasta municipal de Meio Ambiente. Tanto o prefeito João da Costa quanto o presidente estadual do PV, Sérgio Xavier, não trataram da aproximação. Mas pessoas da gestão municipal próximas ao prefeito e verdes com ligação estreita com Xavier, sob anonimato, confirmaram a tentativa de aproximação por parte da gestão municipal.

A negociação entre prefeitura e PV deve seguir o mesmo trâmite do imprimido aos entendimentos entre o governo estadual e os verdes. Primeiro, a gestão municipal sinaliza que quer uma união, depois a direção do PV se reúne e define se apoia a gestão e os termos para ingressar na base governista e, por fim, as duas partes discutem espaço na administração e nomes para ocupar os cargos.

No caso da gestão municipal, essa negociação está em fase inicial: a prefeitura aguarda uma sinalização positiva do PV das sondagens de seus emissários para lançar oficialmente o convite ao partido de ingresso em sua base. Mas há um porém: diferentemente do apoio ao governo do Estado, onde a maioria do diretório do PV foi favorável, há resistências internas ao ingresso dos verdes na gestão petista pelo fato de a legenda nutrir um projeto majoritário para 2012.

Mas as negociações devem ganhar um novo impulso com o retorno de João da Costa. Ainda não há uma reunião marcada entre as duas partes. Mas hoje à noite a direção do PV se reúne para tratar dos nomes do secretário estadual de Meio Ambiente e dos cargos-chaves que o partido comandará na gestão estadual, e a eventual participação no governo municipal pode entrar na pauta.

A prefeitura aposta na proximidade política que lideranças do PV tiveram historicamente com o PT e os partidos da Frente Popular para consumar o casamento. É o caso do próprio Sérgio Xavier – que foi assessor do Ministério da Cultura no governo Lula – e do ex-deputado estadual Roberto Leandro, que foi filiado ao PT. Os verdes tiveram uma posição dúbia em relação à gestão petista do Recife. O partido tem dois vereadores, Augusto Carreras e Daniel Coelho – eleito deputado estadual -, mas apenas este último adotou postura de oposição, Carreras se portou como aliado da gestão e é próximo ao governador Eduardo Campos.

Debate ruim

Ao longo do dia, poucos foram os petistas que ousaram emitir alguma opinião em relação ao bate-boca envolvendo o atual prefeito, João da Costa, e seu antecessor, João Paulo. Após muito se esquivar de falar sobre o assunto, o deputado federal Maurício Rands frisou apenas que esse “não é um bom debate”, numa referência à queixa do atual gestor de ter encontrado poucos recursos em caixa quando assumiu, em 2009. “João Paulo conduziu bem sua administração, assim como João da Costa vem conduzindo. Não vejo problemas”, completou.

Fonte: Jornal do Commercio