Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Coronel da PM que comandou ação contra professores em Curitiba deixa o cargo

O comandante geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Cesar Vinicius Kogut, entregou o cargo nesta quinta-feira (7). Kogut pede demissão uma semana após protesto dos professores terminar em violência e mais de 200 feridos em Curitiba. O coronel Carlos Alberto Bührer Moreira, chefe do Estado Maior da PM, assume as funções interinamente.

Segundo o jornal Gazeta do Povo, Kogut pediu demissão alegando “dificuldades insuperáveis” no relacionamento com a Secretaria de Segurança Pública do Paraná. Kogut entrou em rota de colisão com o secretário de Segurança Pública, Fernando Francischini. Segundo o coronel, o secretário participou de todo o planejamento da operação da PM no dia da manifestação. Em declarações para a imprensa, entretanto, Francischini se eximiu de culpa, responsabilizando exclusivamente o comando da PM.

O coronel criticou a postura do secretário, dizendo que Francischini “foi alertado inúmeras vezes” de que a operação de reprimir a manifestação e impedir a entrada dos professores na Assembleia Legislativa poderia terminar com pessoas feridas.

Para o governo de Beto Richa (PSDB), a saída de Kogut é vista como o começo de uma reestruturação na política de segurança. A expectativa é que o próprio secretário Francischini deixe o cargo em meio a essa reestruturação. Segundo a Folha de S. Paulo, isso deve acontecer nos próximos dias.

Fonte: Época