Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Coreia do Norte afirma ter feito testes com mísseis disparados de submarino

A Coreia do Norte informou neste domingo que testou com sucesso um míssil balístico de um submarino, e alertou para a sua crescente capacidade de atingir seus inimigos com um “punhal de destruição”. A Coreia do Sul não confirmou imediatamente o sucesso do teste, em um momento que marca o mais recente esforço de Pyongyang para expandir seu poderio militar, em face da pressão feita por seus vizinhos e por Washington.

Horas antes do anúncio, autoridades militares da Coreia do Sul disseram que o vizinho do norte disparou o que parecia ser um míssil balístico de um submarino em sua costa oriental. Um chefe de equipe da Coreia do Sul disse que o projétil viajou cerca de 30 quilômetros no sábado à noite. Essa distância é muito mais curta do que a típica atingida por um míssil balístico lançado de submarino, que pode voar pelo menos 300 quilômetros.

Um teste bem sucedido de um submarino seria uma evolução preocupante, já que o domínio da capacidade de disparar mísseis de navios submersos dificultaria a detecção dos movimentos da força militar norte-coreana, dando-lhe o potencial para surpreender seus inimigos.

Embora os especialistas sul-coreanos defenderem que é improvável que a Coreia do Norte possua atualmente um submarino operacional capaz de disparar vários mísseis, eles reconhecem que o país tem feito progressos nessa tecnologia.

Segundo a agência estatal de notícias da Coreia do Norte, KCNA, após o teste, o chefe de governo Kim Jong Un declarou que o país tem agora um outro forte método de ataque nuclear, e também a capacidade de manter um “punhal de destruição” nas cabeças de seus inimigos Coreia do Sul e Estados Unidos, em qualquer tempo.

Fonte: Agência Estado