Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Com mais presença política, protestos crescem e aumentam pressão sobre Dilma

O domingo foi marcado por manifestações que reuniram centenas de milhares de pessoas em todo o Brasil – e em algumas cidades no exterior – para protestar contra o governo da presidente Dilma Rousseff.

Em São Paulo, 500 mil pessoas participaram das manifestações pró-impeachment na avenida Paulista, segundo o Datafolha. Nas contas da Secretaria de Segurança Pública, o número de manifestantes era de 1,4 milhão de pessoas.

O protesto, ainda segundo o Datafolha, é o maior ato já registrado na cidade, superando as Diretas Já, em 1984.

Também foram registradas marchas anti-Dilma em Brasília (onde o público estimado foi de 100 mil pessoas), Recife (estimativa de 120 mil pessoas) e em outras dezenas de cidades no país. No exterior, houve protestos em locais como Buenos Aires, Londres, Paris e Nova York. Algumas cidades também abrigaram marchas pontuais pró-PT.

A grande adesão aos protestos agravam a situação já delicada da presidente e do PT, que sofreu mais um revés nesta semana, com um polêmico pedido, pelo Ministério Público de São Paulo, de prisão preventiva do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O pedido pode ou não ser acatado pela Justiça. Na denúncia contra o ex-presidente, a Promotoria afirma que o petista escondeu a posse de um tríplex no Guarujá e que este teria passado por reformas feitas pela empreiteira OAS para Lula. O ex-presidente alega que não é dono do apartamento.

Fonte: BBC Brasil