Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Cinco cidades do Sertão do São Francisco aderem ao projeto Cidade Pacífica

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) assina nesta sexta-feira, 25, um Termo de Cooperação Técnica com as prefeituras de Petrolina, Lagoa Grande, Orocó, Santa Maria da Boa Vista e Cabrobó, visando promover a adesão destas ao projeto Cidade Pacífica. A solenidade ocorre no auditório do Sest/Senat, em Petrolina, com a presença da vice-prefeita de Petrolina, Luska Portela; do prefeito de Orocó, Gueber Cavalcanti; o prefeito de Lagoa Grande, Vilmar Cappelaro; o gestor de Santa Maria da Boa Vista, Humberto Mendes; e o de Cabrobó, Marcílio Cavalcanti. Também participam os promotores de Justiça de Petrolina, Érico Santos; de Cabrobó e Orocó, Thiago Sales; de Santa Maria da Boa Vista, Tanúsia Santana; e de Lagoa Grande, Cintia Granja.

Prefeituras que aderem ao Cidade Pacífica devem apresentar medidas distribuídas pelos seguintes eixos temáticos: Guarda Municipal pacificadora; Esporte pacificador/cultura/lazer; Segurança nos estabelecimentos comerciais/bancários; Mesa municipal de segurança; Proteção integrada pacificando escolas; Empresas solidárias; Transporte pacificador; Iluminação pacificadora e Pacificando bares e similares (operação Bar Seguro).

Os municípios podem se engajar por meio de convênio com o MPPE, devendo implementar obrigatoriamente os cinco primeiros eixos. O MPPE fará um acompanhamento constante das ações de segurança a partir de ciclos de monitoramento. Ao término, os municípios que atingirem as metas recebem uma certificação do Ministério Público.

Da redação do Blog Alvinho Patriota