Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Cientistas revivem vírus gigante congelado há 30 mil anos

Um vírus que estava adormecido há 30 mil anos foi “ressuscitado” por cientistas da Universidade de Aix-Marseille, na França.

O vírus, que é gigantesco, foi encontrado na Sibéria, enterrado a trinta metros de profundidade em uma camada profunda chamada permafrost, o solo encontrado na região do Ártico formado por terra, gelo e rochas permanentemente congelados.

Após ter sido descongelado, o vírus pré-histórico voltou a se tornar contagioso.

A equipe responsável pelo experimento alertou para o possível risco para humanos de outros vírus infecciosos que podem ser liberados com o eventual descongelamento do permafrost.

No caso deste vírus gigante, ele aparentemente ataca apenas amebas, que são organismos unicelulares e não infectou células humanas e de animais em cultura de laboratório.

Mas o assunto é polêmico.

Na realidade, Christelle Desnues, da mesma universidade onde o vírus foi reativado, descobriu no ano passado que outro vírus gigante bacteriófago (que ataca bactérias), o Marseillevirus, infectou um bebê de 11 meses de idade – o vírus foi encontrado nos gânglios linfáticos inflamados da criança.

“Está claro que os vírus gigantes não podem ser vistos como aberrações independentes da natureza”, defende ela. “Eles constituem uma parte integrante da virosfera, com implicações na diversidade, evolução e até mesmo na saúde humana.”

Mas seus colegas não parecem pensar assim.

Fonte: Diário da Saúde