Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Cientistas descobrem dinossauro mais chifrudo da pré-história

dinoArqueólogos encontraram os restos de um dinossauro que é possivelmente o animal mais chifrudo que já andou pela Terra. A fera viveu há 76 milhões de anos nos pântanos da região onde hoje fica o estado de Utah, no oeste dos Estados Unidos, e tinha 15 chifres na cabeça. O trabalho foi publicado no periódico científico PLoS ONE (Public Library of Science).

Além de chifrudo, o dinossauro, que recebeu o nome de Kosmoceratops, tinha uma cabeça gigante. O crânio do animal tinha dois metros de comprimento. Da cauda até a ponta do nariz, ele media 5 metros e pesava cerca de duas toneladas e meia, o que corresponde a quatro automóveis fusca. “Esses animais eram basicamente rinocerontes grandes, com muitos chifres numa cabeça de proporções enormes quando comparadas às do restante do corpo”, afirma Scott Sampson, pesquisador do Museu de História Natural de Utah.

O Kosmoceratops, primo do famoso Triceratops, tinha um chifre acima do nariz, um acima de cada um dos olhos, um saindo dos dois lados da face e uma dezena enfileirada atrás da cabeça. “Até onde sabemos, é o dinossauro com o maior número de chifres “, diz Sampson.

Fonte: Veja