Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Chuvas deixam 150 desalojados no RJ

As chuvas que atingem a região serrana do Rio de Janeiro deixaram pelo menos 150 pessoas desalojadas na cidade de Nova Friburgo, segundo informações da Defesa Civil do Estado. Parte dessas pessoas foi levada para abrigos provisórios. Ainda de acordo com o órgão, o número de atingidos pode ser ainda maior, já que outras pessoas podem ter deixado suas casas e buscado apoio em residência de parentes ou amigos.

A Defesa Civil informou ainda que chove há mais de 24 horas na cidade, que está em estado de alerta. O registro do índice pluviométrico foi de 125 mm acumulado nas últimas 24 horas em Nova Friburgo. Choveu em 48 horas o que choveria em um mês, em média, para esta época do ano. Para as próximas 24 horas, a previsão é de chuvas fracas a moderadas.

Para evitar acidentes e tragédias, a Defesa Civil realiza uma série de ações preventivas, em parceria com a Cruz Vermelha, com o Simerj (Sistema de Meteorologia do Estado do Rio de Janeiro), o DRM, o Inea (Instituto Estado do Ambiente) e a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Nova Friburgo. Nesta manhã, quatro equipes da Defesa Civil estadual percorreram as comunidades em risco, apoiando a Defesa Civil municipal de Nova Friburgo no trabalho de alertar e orientar os moradores.

Além disso, 72 sirenes foram instaladas em todo o Estado, com 41 comunidades atendidas. Em Nova Friburgo, são 35 unidades em 20 comunidades. No município, as sirenes foram acionadas nos seguintes locais: Córrego Dantas, Jardinlândia, Jardim Califórnia 1 e 2, Conselheiro Paulino, Floresta, Três Irmãos, Rui Sanglard, Lazaretto e Ouro Preto. As sirenes alertam para as fortes chuvas e riscos de desabamentos.

Fonte: Band