Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Carnaval de rua de São Paulo se torna um dos maiores do país, com 495 blocos inscritos

O carnaval de rua de São Paulo está definitivamente consolidado na cidade. É o que indica o número de blocos inscritos para participar do período oficial da folia, entre os dias 17 de fevereiro e 5 de março: são 495 blocos inscritos em 2017, 62% a mais do que os 306 blocos do ano anterior. Entre as regiões com maiores aumentos, estão a da Sé, na região central, com 123%, e a de Pinheiros, na zona oeste, com 44%.

Em 2006, a festa reuniu em torno de dois milhões de pessoas durante três finais de semana. Esse ano, se todos os 495 blocos inscritos confirmarem a saída, o público total fatalmente crescerá bastante. Os bairros de Pinheiros, Vila Madalena e a região central da cidade concentrarão a maioria dos blocos, tanto no período de pré-carnaval como durante o feriado propriamente, entre os dias 24 e 28.  

Este ano, porém, a prefeitura paulistana, agora comandada por João Doria (PSDB), pretende delimitar horários e espaços para a festa popular, sobretudo na região da Vila Madalena, onde estão previstos desfiles de 89 blocos, e já baixou algumas mudanças: o último horário de saída dos blocos será às 15h; a música deve parar às 19h; e o horário final da dispersão será até as 20h, segundo pretende o prefeito. Cada bloco terá o tempo limite de cinco horas de desfile, incluindo concentração e dispersão. Assim como ocorreu em 2016, o quadrilátero formado pelas ruas Wisard, Girassol, Inácio Pereira da Rocha e Mourato Coelho só poderão receber blocos com até 15 mil foliões.

A pedido dos blocos, este ano outras regiões da cidade também verão a banda passar. Em negociação com a prefeitura, foram criados trajetos na Bela Vista, na Barra Funda-Santa Cecília, expansão da República até o Arouche e da Bela Vista até o Bexiga. Também foi revisto um trecho na Santa Efigênia para garantir a segurança dos foliões e comerciantes.

Por outro lado, a subprefeitura da Sé, em conjunto com a Guarda Civil Metropolitana (GCM), a Polícia Militar e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), definiu áreas restritas não autorizadas para desfiles, apenas “em casos excepcionais”. Segundo a Prefeitura, “a ideia é garantir a segurança e a estrutura necessária para que o carnaval ocorra com tranquilidade mesmo com quase o triplo de blocos nas ruas em comparação com o carnaval de 2016”.

Fonte: Rede Brasil Atual

Um comentário sobre “Carnaval de rua de São Paulo se torna um dos maiores do país, com 495 blocos inscritos

  1. JOSELITO DE SÁ

    COM O TEMPO DEVIDO A POPULAÇÃO SER BEM MAIOR DO QUE A DO NORDESTE. SERÁ O MAIOR, MAS NUNCA O MELHOR. ESSE TÍTULO SEMPRE SERÁ PERNAMBUCANO SEGUIDO DE PERTO PELA BAHIA.