Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Câmara negocia uso de prédio onde moram deputados para locação de filme sobre Renato Russo

renato-russo-durante-show-da-banda-legiao-urbana-em-sao-paulo-16061994-1269462954073_300x230Um prédio onde vivem 24 deputados federais pode se tornar local de filmagens de “Somos Tão Jovens”, longa sobre a vida do cantor e compositor Renato Russo (1960-1996). Para negociar, a Câmara já recebeu a produtora do filme, que, no entanto, diz ainda não ter escolhido a região da capital federal em que fará as gravações para retratar a trajetória do astro da Legião Urbana.

De acordo com a Quarta Secretaria da Câmara, responsável pelas moradias dos parlamentares, a produção já visitou apartamentos no Bloco I da Quadra 111, na Asa Sul de Brasília, por considerar as habitações dali semelhantes às da época em que o roqueiro vivia na cidade. Há prédios com deputados em outras áreas da capital, mas esse é um dos mais antigos.

A proposta inicial é de que as gravações sejam feitas das 8 às 21h nos dias em que os deputados não estiverem em casa – a semana deles vai de terça a quinta-feira. Seriam utilizados o hall de entrada do prédio e o estacionamento, que ficariam interditados para os moradores do edifício, que é de propriedade da Câmara.

“Não queremos causar constrangimento aos parlamentares nem somar mais um problema, porque ainda temos ex-deputados que não deixam os apartamentos funcionais, apartamentos com problemas de água e esgoto”, disse ao UOL Notícias o quarto-secretário da Câmara, Júlio Delgado (PSB-MG). “Se pudermos ajudar, sem problema. Mas criar mais dificuldade, não.”

Produtor-executivo da Canto Claro produções, Marcelo Torres informou que o local das gravações não foi escolhido. “Ainda estamos avaliando uma série de lugares, não tem nada maduro sobre esse assunto”, afirmou. “O Renato realmente teve uma vivência naquela região, mas nós podemos filmar em qualquer lugar da cidade, não é uma obrigação ser ali.”

A Quarta Secretaria não quis informar quais deputados vivem no prédio cujo uso está sendo negociado, mas informou que a produção do filme poderia ter de arcar com o custo de hotel de deputados e outros moradores que não queiram ficar ali durante as filmagens. A produtora prevê o início das gravações para maio.

Nem a Câmara nem a produção do filme informaram qual é o custo do aluguel das dependências do prédio onde vivem os parlamentares.

Filme
O diretor do filme sobre Renato Russo é Antônio Carlos da Fontoura, que em 2006 trabalhou com “Gatão de Meia Idade”. O protagonista será o ator Thiago Mendonça, que fez sucesso ao interpretar o cantor Luciano, em “Dois Filhos de Francisco”, em 2004. Brasília será o cenário principal do filme, para mostrar a cena rock na qual o astro despontou. Os outros membros da Legião Urbana, Dado Villa Lobos e Marcelo Bonfá, serão interpretados por seus filhos.

A expectativa é de que o filme chegue aos cinemas em 2012, assim como acontecerá com outra produção inspirada na obra de Renato Russo, “Faroeste Caboclo”. No caso de “Somos Tão Jovens”, os grandes financiadores também têm vínculo com o governo: Petrobras e BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). O orçamento da película foi estimado em cerca de R$ 6 milhões e já está quase totalmente garantido.

Fonte: UOL