Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Bispos enviarão nota às igrejas informando sobre a situação dramática do Rio São Francisco

Os bispos da região da Bacia do São Francisco estão preocupados com a situação dramática do Rio São Francisco. Os líderes religiosos se reuniram na semana passada no Santuário de Bom Jesus da Lapa, para discutir o processo de morte do Velho Chico e o que pode ser feito para salvá-lo. No encontro, os bispos elaboraram uma nota que será lida no dia 3 de dezembro em todas as igrejas católicas da região.

A Diocese da Lapa foi escolhida para sediar o encontro pela influência do Santuário de Bom Jesus da Lapa, que fica às margens do rio e reúne milhares de romeiros todos os anos. Muitos deles são ribeirinhos que vivem e dependem das águas do Velho Chico.

Participaram da reunião: Dom João Santos (Bom Jesus da Lapa-BA); Dom José Moreira da Silva (Januária-MG); Dom Guido Zendron (Paulo Afonso-BA); Dom Luiz Cappio (Barra-BA); Dom José Roberto Silva Carvalho (Caetité-BA); Dom Beto Breis (Juazeiro-BA); Dom Josafá (Barreiras-BA); Dom Gabriel (Floresta-PE); Dom Vitor de Menezes (Propriá-SE); e padre Antônio Malan de Carvalho (Administrador diocesano de Petrolina-PE).

Além da Carta do Bom Jesus da Lapa no Primeiro Domingo do Advento, os bispos também realizarão ações de sensibilização e educação junto às comunidades e ao povo para o cuidado, defesa e revitalização do Rio São Francisco. Ainda promoverão ações junto às autoridades e aos governos para responder ao pedido de socorro do Velho Chico.

Da redação do Blog Alvinho Patriota