Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Basílica de Aparecida, em SP, recebe ‘Big Brother’ para visita do Papa

É de um ponto privilegiado que órgãos de segurança pública, incluindo as Forças Armadas, querem garantir a segurança durante a visita do Papa Francisco ao santuário de Aparecida, interior de São Paulo, nesta quarta-feira (24). Dentro de um dos mirantes da Basílica, a 16 andares de altura, equipes estão a postos para monitorar, com o auxílio de mais de cem câmeras de segurança, cada passo do pontífice e de quem o segue na peregrinação católica.

O Centro Integrado de Coordenação e Controle foi instalado na última semana para ser utilizado pelas Forças Armadas e por órgãos de segurança pública, agências que integram a operação, direta e indiretamente, criando um ‘Big Brother’ na cidade santa.

Por meio dos monitores, os agentes têm acesso, em tempo real, a cada movimentação nas ruas e no complexo do santuário.

“Temos um mirante privilegiado, de onde podemos acompanhar a olho nu toda a operação. E também as imagens produzidas por ferramentas de comando e controle que nos permitem desse ambiente conseguir acompanhar qualquer área pela qual esteja passando o santo padre e sua comitiva”, afirma o general Abrahão, do Exército.

São mais de cem câmeras espalhadas por diversos pontos, 34 na cidade de Aparecida, em torno de 10 câmeras proporcionadas pelo santuário, mais uma posicionada em um mirante que capta imagens de toda a frente da Basílica e 44 câmeras ao longo da rodovia Presidente Dutra, por onde devem chegar as caravanas de ônibus e de fiéis que vão caminhando até a Basílica.

Fonte: G1