Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

‘Atravessam o samba’, critica Mourão sobre governadores que tentam iniciar a vacinação infantil

O vice-presidente Hamilton Mourão criticou nessa quarta-feira governadores que estão tentando negociar, antes do governo federal, a compra de vacinas para imunizar crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19. Mourão disse que os governantes ”atravessam o samba”.

— Os governadores, lamentavelmente, às vezes atravessam o samba. Como foi aquela questão da compra daquela vacina russa [Sputnik V] que acabaram não comprando, não é? Então vamos aguardar — afirmou o vice-presidente.

O govenador de São Paulo, João Doria, anunciou a tentativa de negociação direta com a Pfizer para compra de imunizantes destinados à vacinação de crianças. A Pfizer, no entanto, comunicou que continuará ”as tratativas com o governo federal para definir as próximas etapas do fornecimento do contrato 2022″.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, declarou na semana passada que ”a pressa é a inimiga da perfeição” em relação à vacinação infantil. O cardiologista afirmou que apenas no dia 5 de janeiro ”haverá um posicionamento do Ministério da Saúde” sobre a liberação ou não da vacina para esse público. Dias antes. a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a vacinação infantil com o imunizante da Pfizer.

Mourão comentou também sobre a abertura da consulta pública a respeito da vacinação de menores de idade contra a Covid. De acordo com o vice-governador, o governo federal quer “estar 100% calçado na hora de iniciar esse processo”.

— O governo está querendo tomar sua decisão. Existem alguns conflitos em relação a esse assunto e ele [governo] quer estar 100% calçado na hora de iniciar esse processo — declarou Mourão.

Fonte: O Globo