Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Ativistas debatem como banir a pena de morte do globo

injecao

Injeção letal é método mais usado nos EUA

Começou nesta quarta-feira (24/02) em Genebra a quarta edição do Congresso Mundial contra a Pena de Morte. Organizações internacionais que lutam pelos direitos humanos e representantes das Nações Unidas passarão os próximos dois dias discutindo uma estratégia para abolir a pena máxima do cenário internacional.

Cinco países que estão especialmente no centro da discussão. Estados Unidos, Arábia Saudita, Irã, Paquistão e China foram responsáveis por 90% das execuções de pena de morte em 2008 – a China, no entanto, ocupa o primeiro lugar em disparado.

Desde que a pena de morte foi restabelecida nos Estados Unidos, em 1976, mais de 1.200 pessoas foram executadas – e cerca de 3 mil condenadas à morte aguardam o cumprimento da pena em prisões.

Embora muitas dessas sentenças de morte sejam comutadas para prisão perpétua, ainda há, por parte dos norte-americanos e dos tribunais, uma atitude pró-pena de morte. Nem mesmo os numerosos protestos internacionais têm sido capazes de alterar esta situação.

Fonte: DW World