Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Ataques terroristas deixam mais de 20 vítimas e espalham pânico em Londres

Um atropelamento na London Bridge, facadas no Borough Market e um terceiro incidente quase simultâneo no bairro de Vauxhall abalaram e assustaram a capital britânica, neste sábado à noite (3), deixando pelo menos 20 vítimas.

Depois da declaração da primeira-ministra Theresa May sobre “potencial atentado terrorista”, a Polícia confirmou ataques “terroristas” na London Bridge e no Borough Market, mas ainda sem se pronunciar oficialmente sobre as vítimas. Já o episódio em Vauxhall não teria relação com os dois primeiros.

“Posso confirmar que o terrível incidente de Londres está sendo tratado como um potencial atentado terrorista”, declarou May, manifestando sua solidariedade “com os que estão no meio desses acontecimentos horríveis”.

Uma foto divulgada pela rede BBC mostrava dois dos potenciais agressores abatidos na frente de um bar. Um deles tinha um par de latas na cintura, semelhante a um cinturão de explosivos.

O prefeito da capital, Sadiq Khan, condenou esses “atos bárbaros”.

“Vocês ainda não têm todos os detalhes, mas se trata de um ataque deliberado e covarde contra os londrinos inocentes e visitantes da nossa cidade, que aproveitavam um sábado à noite. Não há qualquer justificativa possível para esses atos bárbaros”, declarou, em uma nota.

O líder da oposição trabalhista, Jeremy Corbyn, manifestou seu apoio pelo Twitter: “Meus pensamentos estão com as vítimas e com suas famílias. Obrigado aos serviços de emergência”.

“Frente a esta nova tragédia”, o presidente francês, Emmanuel Macron, afirmou que a França está “mais do que nunca ao lado do Reino Unido” e destacou que “meus pensamentos estão com as vítimas e seus entes queridos”.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, também se pronunciou, oferecendo ajuda ao aliado europeu.

“Tudo o que os Estados Unidos puderem fazer para ajudar Londres e o Reino Unido, estaremos lá. ESTAMOS COM VOCÊS. QUE DEUS OS ABENÇOE!”, tuitou Trump.

Em um comunicado, o Departamento de Estado americano também condenou esses “covardes ataques contra civis inocentes”.

Já o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, classificou os eventos deste sábado como “terríveis”.

Fonte: Estado de Minas