Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Associação Nacional dos Médicos pede na Justiça anulação do programa Mais Médicos

A AMB (Associação Médica Brasileira) entrou com uma ação na Justiça Federal pedindo a anulação do programa Mais Médicos. No pedido, a AMB questiona a falta de urgência e relevância do pacote do governo e a vinda de médicos estrangeiros para o Brasil sem a validação de diplomas.

Nesta terça-feira (23), a associação impetrou mandado de segurança coletivo, com pedido liminar, contra a MP (Medida Provisória) 621, de 8 de julho de 2013, que trata do Mais Médicos. No mandado, questiona-se também a falta de comprovação do domínio da língua portuguesa pelos candidatos estrangeiros, de discussão sobre a obrigatoriedade do serviço civil e a criação de subcategorias de médicos com limitação territorial.

Em nota, a AMB explica que a ação judicial aborda aspectos financeiros do programa alegando que não há comprovação de que a despesa aumentada — bolsa custeada pelo Ministério da Saúde para os estudantes de medicina do segundo ciclo – não afetará as metas de resultados fiscais, como previsto na Lei de Diretrizes Orçamentárias.

Nas próximas semanas, a AMB pretende ingressar com outras ações para reforçar o pedido de suspensão da MP 621, além de ação contra o Provab (Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica), do Ministério da Saúde. O Provab leva profissionais para atuar na atenção básica das regiões onde faltam profissionais.

O CFM (Conselho Federal de Medicina) e a Fenam (Federação Nacional dos Médicos) também recorreram à Justiça para impedir a implementação do Mais Médicos.

Lançado por medida provisória, o Programa Mais Médicos tem como meta levar médicos para atuar ddurante três anos na atenção básica à saúde em regiões pobres do Brasil. A MP prevê ainda a criação do segundo ciclo no curso de medicina, no qual os estudantes terão que passar por um estágio de dois anos na rede pública antes de receber o diploma.

Fonte: R7

Um comentário sobre “Associação Nacional dos Médicos pede na Justiça anulação do programa Mais Médicos

  1. Paco Victorino

    Já imaginou um medico andando de onibus lotado?
    Um medico tendo que trabalhar 44 horas semanais como qualquer outro trabalhador?
    Um medico morar em um lugar onde não exista shoping?
    Um medico ter que contentar-se com um carro popular, fazendo planilha de orçamento familiar, o filho estudando em escola publica?

    NÃO MESMO!

    É mas facíl vender geladeira pra pinguim!

    Parece que os doutores estão preocupados com os altos valores das consultas que eles combram! vai ter que baixar Dr! olha a concorrencia!!