Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Após retomar Palmira, Síria diz que Estado Islâmico está perto do colapso

Após retomar o controle total sobre a histórica cidade de Palmira, neste domingo (27), o Exército da Síria afirmou que a vitória marca o início do colapso do grupo Estado Islâmico, que concentra suas bases na região norte do país. 

Em comunicado lido na televisão síria, o exército disse que a recaptura de Palmira do grupo terrorista também mostra que as forças do governo sírio e seus aliados eram as únicas capazes de derrotar o terrorismo na Síria.

O comando militar também afirmou que o exército e seus aliados, apoiados pelas forças aéreas sírias e russas, continuarão sua campanha contra o Estado Islâmico, contra a frente Al-Nusra e “outros grupos terroristas” que agem na região.

O governo descreveu todas as facções armadas que lutam contra o presidente Bashar al-Assad, que tem o apoio russo mas não o norte-americano, como grupos terroristas.

Patrimônio Mundial da Humanidade e considerado um dos mais importantes sítios arqueológicos do mundo, Palmira teve boa parte de seus monumentos destruídos no período em que ficou sob domínio do Estado Islâmico – que, além de destruir relíquias com explosivos, vendeu muitas delas no mercado negro –, desde maio do ano passado.

Imagens de satélite divulgadas pela Organização das Nações Unidas em setembro confirmaram, por exemplo, que o famoso templo de Bel, foi destruído por militantes do EI. Segundo a Unesco (braço da ONU para educação e cultura), o santuário, um das mais importantes construções religiosas do século 1 a.C. no Oriente Médio, foi reduzido a escombros.

Fonte: Reuters