Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Após deixar presídio, André Esteves cumpre prisão domiciliar em SP

O banqueiro André Esteves, dono do BTG Pactual, passou a cumprir a partir deste sábado (19) prisão domiciliar em São Paulo. Ele deixou o presídio Bangu, no Complexo Penitenciário de Gericinó, no Rio de Janeiro, na noite de sexta-feira (18) após ser beneficiado por uma decisão do ministro Teori Zavascki, relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF).

As informações são da TV Globo. O G1 tentou contato com o seu advogado, Antônio Carlos de Almeida Castro, conhecido como Kakay, mas até a última atualização desta reportagem não havia obtido retorno.

Ao deixar a cadeia, ele foi hostilizado e xingado por algumas pessoas que estavam na porta do presídio. Segundo informações da sua defesa, ele não precisará usar uma tornozeleira eletrônica.

Esteves foi preso pela Polícia Federal em 25 de novembro. Na mesma decisão, Zavascki manteve a prisão do ex-líder do governo no Senado Delcídio do Amaral (PT-MS) e a de Diogo Ferreira, chefe de gabinete do senador petista.

Os três foram presos acusados de tentar atrapalhar as investigações do esquema de corrupção que atuava na Petrobras. André Esteves foi detido na casa da família no Rio e levado para a superintendência da Polícia Federal.

De acordo com a Procuradoria Geral da República, Delcídio operou para dificultar a delação premiada do ex-diretor da estatal do petróleo Nestor Cerveró com o objetivo de evitar que viesse à tona o seu envolvimento nas irregularidades cometidas na compra, por parte da Petrobras, da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos.

Uma gravação feita pelo filho de Cerveró, revelada pela PGR, mostra que o parlamentar petista chegou a oferecer uma rota de fuga para o ex-dirigente da petroleira deixar o país, evitando assim que ele fizesse a delação premiada.

Ao liberar André Esteves da cadeia e permitir que ele fique preso em casa, Zavascki argumentou que o banqueiro não participou da reunião na qual Delcídio propôs sugestões de fuga do país para Cerveró. O ministro ressaltou ainda que não foram colhidas provas no decorrer das investigações que demonstrassem a necessidade de manter o banqueiro na prisão.

Fonte: G1