Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Alunos e professores de escola de Ingazeira participam do projeto “Passeando pela História – Museu do Cangaço”

Nessa sexta-feira, 02, das 8h30 às 17h, estudantes e professores da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) de Ingazeira, no Sertão do Pajeú, vão conferir os lugares que foram palcos de acontecimentos históricos de Lampião e seu grupo, por meio do projeto “Passeando pela História – Museu do Cangaço“, em Serra Talhada.

A excursão começa pelo sítio Passagem das Pedras, onde Virgulino Ferreira (Lampião) nasceu. Em seguida inclui “Nas Pegadas de Lampião”, que passa pelas Pedras da Emboscada, onde aconteceu o primeiro confronto armado entre a família de Virgulino e Zé Saturnino, a Casa Grande da Fazenda Pedreira (onde aconteceram vários confrontos com cangaceiros) e termina voltando ao sítio.

Na zona urbana, a visita começa pela Praça Agamenon Magalhães, que originou a cidade e ainda mantém casarios construídos nos séculos 18 e 19. Na sequência, os professores e alunos passam pela Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos (construída por escravos no século 17), Casa do Artesão e a Casa da Cultura de Serra.

O roteiro também inclui uma visita ao Museu do Cangaço, o maior do gênero no Brasil, que preserva relíquias de Lampião, como utensílios domésticos, armas usadas, fotografias, livros, filmes e documentários sobre os cangaceiros, a volante (polícia que perseguia Lampião) e outros personagens. Os visitantes ainda vão saborear a culinária sertaneja e assistir apresentação do Grupo de Xaxado Cabras de Lampião.

Realizado pela Fundação Cabras de Lampião, com o patrocínio da Caixa Cultural, o projeto ainda receberá em Serra Talhada escolas de outros municípios do Sertão do Pajeú, como Santa Cruz da Baixa Verde, Triunfo, São José do Egito, Flores, Tabira, Afogados da Ingazeira, Tabira e Itapetim.

Da redação do Blog Alvinho Patriota