Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Aids é a principal causa de morte entre mulheres de 15 a 49 anos

aids1_pequenoA Unaids (Programa da Organização das Nações Unidas de combate à Aids) lançou um plano de ação de cinco anos para acelerar as ações de violação de gênero e direitos humanos que continuam colocando mulheres e jovens ao risco de infecção do HIV. O programa foi lançado na última terça-feira (2) em Nova York.

Segundo a agência, a infecção pelo HIV se transformou na principal causa de morte entre as mulheres com idade reprodutiva, de 15 a 49 anos.

Na África do Sul, a prevalência de mulheres infectadas está entre a faixa etária dos 15 a 24 anos, o equivalente a três vezes mais do entre os homens da mesma idade.

A agência ainda denuncia que mais de 70% das mulheres no mundo sofrem violência, o que impede muitas vezes de conseguirem autonomia para manter relações sexuais seguras.

Segundo Michel Sidibé, diretor-executivo da Unaids, a “violência contra a mulher é inaceitável e não deve ser tolerada”.

Em dezembro de 2008, foi constatado que 33,4 milhões de pessoas estão infectadas com o vírus HIV no mundo, destas 15,7 milhões, quase a metade, são mulheres. A proporção de mulheres infectadas com HIV tem crescido em várias regiões ao redor do mundo nos últimos dez anos. Na África subsaariana, 60% das pessoas com HIV são mulheres.

Fonte: R7