Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Abandono de incapaz é registro em Belém de São Francisco

Nessa quinta-feira (07), por volta das 16h, deu entrada no Hospital Dr. José Alventino Lima uma criança de 04 anos, que foi levada à unidade de saúde por uma pessoa desconhecida. Segundo os registros do prontuário, a criança chegou ao hospital com alto grau de deficiência de oxigênio, o que levou os profissionais a agirem com o máximo de zelo e tempo/resposta para eliminar os sintomas e possíveis sequelas. O médico Hildo Marize sua equipe de enfermagem se esforçaram ao máximo e a criança retomou seus vitais.

“O fato curioso se deu após ‘o corre-corre’: repentinamente não mais foi percebida a presença da pessoa que a levou para o hospital. Em face dessa situação, o serviço de assistência social encaminhou denúncia para o Conselho Tutelar, que cerca de cinco minutos depois, já se encontrava na situação”, relata o conselheiro tutelar Charles Sá.

Os conselheiros tutelares Charles Sá e Reinaldo realizaram filmagens da criança e solicitar o prontuário médico e de enfermagem e em seguida realizaram buscas com objetivo de encontrar as pessoas que deixaram a criança no hospital, mas não conseguiram. Eles se dirigiram à delegacia e registraram BO por abandono de incapaz.

Após a primeira investida, os conselheiros se esconderam próximo à residência dos suspeitos e perceberam a chegada de S.J., a qual alegou que não iria ao hospital, porque a criança é sua neta e não filha. A mulher informou que a filha dela, mãe da criança, estava na Fazenda Torre e há muito tempo deixou a criança sob seus cuidados.

Segundo o Conselho Tutelar, tanto a mãe quanto a avó irão responder por abandono de incapaz. “O certo é que a criança deverá ter família substituta e os poderes anteriores suspensos, diz o Estatuto da Criança e do Adolescente”, afirma o conselheiro.

Da redação do Blog Alvinho Patriota