Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

A final da Libertadores da América

A Copa Libertadores é um dos torneios sul-americanos mais importantes do futebol mundial, realizado desde 1960 ininterruptamente. Seu nome surgiu após o Congresso da Confederação Sul-Americana de Futebol, realizado em 1958 no Rio de Janeiro, no qual foi decidido disputar anualmente um campeonato, com os campeões de cada país afiliado à dita confederação. Vários nomes soaram como Copa San Martín, Copa Simón Bolívar, Liga dos Campeões Americanos, Copa Bernardo O’Higgins… mesmo por cinco anos ficou conhecida como “Copa dos Campeões” (de 1960 a 1965), mas para alcançar uma representatividade real, o troféu foi finalmente batizado como Copa Libertadores da América.

Há poucas semnas ficou conhecido que o Campeão da Copa Libertadores da América de 2018 é o River Plate sob a direção técnica de Marcelo Gallardo (ex River), derrotando o Boca Juniors de Guillermo Barros Schelotto (ex Boca) por um total de 5 a 3 (se nós adicionamos os gols da ida e da volta).

O confronto deu o suficiente para falar por várias semanas, na verdade, o mundo inteiro posou e fixou os olhos na cidade de Buenos Aires e, principalmente, nas imagens que foram transmitidas na mídia dos distúrbios na previa. Por esse motivo, o jogo foi suspenso da sua data oficial no calendário e, embora vários dias depois várias opções foram consideradas, incluindo a cidade de Doha no Qatar, o estádio escolhido foi a casa do Real Madrid na Espanha.

Embora a Copa tenha sido fixada na memória de muitos jornalistas, atletas, equipes técnicas e, sobretudo, da sociedade em geral, devido a tudo o que aconteceu e à abordagem transversal da violência no futebol, a próxima edição, a Copa Libertadores 2019, já está em andamento desde a última segunda-feira 17 de dezembro com o sorteio realizado na sede da CONMEBOL na cidade de Luque. Os classificados se encontraram com seus rivais, tanto nas eliminatórias quanto na fase de grupos, e a ação começará no dia 22 de janeiro, com a primeira fase da repescagem. Por isso, o pessoal já começa a especular e apostar no esporte mais popular do mundo, sobre quem será o próximo time vencedor e se ele trará tanta revolução mediática.

O “time ideal” da Copa Libertadores

Como sempre depois de uma final importante de um campeonato de futebol, os diferentes meios de comunicação e as instituições realizam pesquisas para reunir e conformar a “equipe ideal”, levando em conta a todos os envolvidos durante a edição de 2018.

A Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL) revelou a “Equipe Ideal” da Copa Libertadores de 2018, a única na história que foi definida fora do continente. Como esperado, River e Boca, os finalistas, são os que têm mais representantes, junto com o Grêmio, que foi eliminado nas semifinais pela equipe campeã.

Os jogadores que compõem o time ideal são:

* Goleiro: Franco Armani (River Plate)

* Defensores: Leo Moura (Grêmio), Pedro Geromel (Grêmio), Walter Kanneman (Grêmio) e Marlon Piedrahita (Junior de Barranquilla).

* Meio-campistas: Gonzalo “Pity” Martinez (River Plate), Wilmar Barrios (Boca Juniors), Leonardo Ponzio (River Plate) e Dudu (Palmeiras).

* Atacantes: Darío Benedetto (Boca Juniors) e Ramón Ábila (Boca Juniors).

Tudo o que você precisa saber sobre a Recopa

A Recopa é uma competição que reúne o campeão da Libertadores e da Sul-americana. Neste caso, a equipe argentina, River Plate, que foi campeão da América e do Atlético Paranaense, que foi coroado, pela primeira vez em sua história, em uma competição internacional sul-americana. O conjunto milionário venceu a Boca, enquanto o conjunto do Brasil se impôs contra Junior, de Barranquilla.

A Conmebol avalia que a final seja jogada em uma única partida, como acontecerá em ambas Copas (Libertadores e Sul-americana) na edição de 2019. Caso não se chegue a um acordo será disputada uma ida e volta, como foi tradicionalmente. O problema disto último, reside no fato de que a equipe milionária deve cumprir uma sanção imposta pela entidade sul-americana, após os motins que ocorreram fora do Monumental na final contra o Xeneize.

As datas provisórias para a final foram o dia 20 de fevereiro, Curitiba, e 6 de março (é sobreposto com o primeiro jogo de 2019), mas o River deve fazer de estádio a portas fechadas durante os dois jogos. Portanto, uma ideia da Conmebol seria que a equipe de Núñez complemente essas datas em outras partidas (fase de grupos da Libertadores 2019) para realizar a Recopa ante o Paranaense com torcida de ambas partes. Com esse panorama, estima-se que o jogo definidor seja em agosto.