Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

8º BPM atinge primeiro lugar em redução de homicídios

braso_1Nos quatro primeiros meses de 2010, a Área Integrada de Segurança -AIS 23- gerenciada pelo 8º Batalhão de Polícia Militar de Salgueiro, englobando os municípios de Salgueiro, Parnamirim, Serrita, Mirandiba, Cedro, Verdejante e Terra Nova, atingiu primeiro lugar de todas as 26 Áreas Integradas de Pernambuco, em número de redução de homicídios. A taxa de assassinatos foi reduzida em -46,9%, de acordo com informações da Gerência de Análise Criminal e Estatística (GACE).

A notícia foi comemorada pelo major Valmer de Souza que atribuiu o sucesso às operações Carrosel, Sossego e Risco Zero, realizadas pelo 8º BPM em toda a região. Ele frisou que Salgueiro está há mais de três meses sem nenhum homicídio. Falou também, que a parceria entre as policias Militar, Civil e Federal ajuda a proporcionar mais segurança para os moradores da região.

Da redação do blog de Alvinho Patriota por Chicão

4 comentários sobre “8º BPM atinge primeiro lugar em redução de homicídios

  1. Everton Lima

    Ok. Está perdoado. Certamente o amor pela Terra também cega. Alvinho, índices de homicídios nos enganam. Vamos ter como exemplo uma cidade vizinha. O índice de homicídios é perto de zero. No entanto, ela é uma das maiores produtoras de maconha do mundo. Assaltos? São corriqueiro! Faça uma busca no google pra ver a quantidade de notícias de assaltantes de bancos presos oriundos dessa cidade. Nesses últimos 20 dias, 3 quadrilhas foram presas. Inclusive uma notícia li no seu blog. E lá como aqui em Salgueiro, os índices de crime de morte são baixos. O problema é que os homicídios chamam mais a atenção das pessoas pois o tráfico já banalizou e está sendo absorvido e negligenciado pela população. As secretarias sabendo disso concentram seus esforços contra o homicídio. No entanto, nós sabemos que com o tráfico vem diversos outros crimes atrelados. Nas cidades que tem presídio, você pode fazer uma pesquisa pra constatar que as taxas são superiores às que não possuem. Logicamente devemos fazer o comparativo incluindo o fator populacional na estatística. O que deve ser feito urgente em Salgueiro é o combate ao tráfico ‘E’ recuperar os jovens viciados. Enquanto existir grande procura haverá muitas pessoas na atividade ilícita. É sabido que a PM tem feito um grande trabalho de abordagem. A PF também tem cumprido o seu papel no seu trabalho de sobrevoo de áreas críticas. A prevenção mais eficiente é a investigação e o consequente enquadramento. Palestras são blá-blá-blás que deveriam ser complementares e não a única ferramenta. Não é o aluno de escola pública que fomenta o tráfico. É principalmente o jovem de classe média-alta que os pais fingem não serem usuários. A sujeira embaixo do tapete está chegando ao teto. Isso tem corroído a nossa sociedade. Por que não é divulgado um disque-denúncia? Seria carga de trabalho a mais???

  2. Everton Lima

    Alvinho, desculpe discordar da qualificação “pacata”. Salgueiro nunca foi pacata e pelo jeito nunca será. Essa qualificação não se dá apenas por um índice. Temos aqui tráfico de drogas desenfreado. Você na sua matéria se contradiz quando fala sobre os frequentes furtos. Ontem mesmo uma mãe desesperada desabafava na rua dizendo que não sabia mais o que fazer com sua filha viciada em cocaína. Dizia que foi buscá-la no DNOCS e lá a encontrou entorpecida ao lado de um conhecido playboy do Santa Margarida, contumaz frequentador do Sítio, juntamente com diversos parceiros de “farra”. O Governo Federal anunciou hoje um programa de combate ao Crack. Muitos administradores já estão de olho na derrama de verba e pouco preocupados com os resultados.

    1. Alvinho Patriota

      Concordo com o amigo quanto a situação PREOCUPANTE alusiva às drogas; ao aliciamento de jovens; aos furtos e roubos que estão crescendo. Mas, quando disse que Salgueiro é uma das cidades mais pacatas, o faço justamento com base nos números. Sem citar outras cidades, as estatísticas mostram isso (apesar dedivulgações distorcidas, às vezes, para nos prejudicar).

      No meu comentário citei que o desenvolvimento quando chega, acompanham também os problemas. Quanto ao reconhecimento do trabalho das polícias, o faço porque entendo que trata-se de componentes de necessárias e imprescindíveis instituições de manutenção da ordem e bem estar da sociedade, devendo ser valorizados, como qualquer outra categoria.

      Temos declarado, por todos os meios que nos são possíveis, preocupações com os problemas que estão ocorrendo em Salgueiro, sobretudo na área de combate às drogas, e devemos cada vez mais ampliar esse campo de ação.

      Para isso, o blog se coloca à disposição.

  3. Alvinho Patriota

    Esta é uma boa notícia que ratifica a condição de Salgueiro, de ser uma das mais pacatas cidades, apesar do grande desenvolvimento que está acontecendo aqui.

    Parabéns a toda corporação policial – sem exceção: militar, civil, federal, rodoviária federal.

    Falta apenas aumentar o combate aos furtos e, sobretudo roubos de animais que estão ocorrendo no Município, deixando os criadores em pânico.