Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

“Não sou lobista, sou um divulgador das coisas que fiz no governo”, diz Lula

Na noite desta segunda-feira (13), em São Paulo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou ao debate sobre os dez anos de governo do PT dizendo que não falaria. “Lula veio como espectador”, disse Emir Sader, organizador do livro “10 anos de governos pós-neoliberais no Brasil”, tema do encontro. Após o presidente da Fundação Perseu Abramo, Márcio Pochmann, e da filósofa Marilena Chaui, porém, Lula pegou o microfone e falou por quase quarenta minutos.

Em sua exposição, o ex-presidente criticou a imprensa brasileira e disse que “existe um jornal” que está tentando transformá-lo em lobista. “Tem um jornal que está tentando me transformar em lobista. É fantástico. Não sou lobista, não sou conferencista, não sou consultor. Sou um divulgador das coisas que fiz neste governo”, declarou sem citar a publicação nominalmente.

Reportagem do jornal Folha de S.Paulo revelou, em março deste ano, que diversas viagens de Lula ao exterior foram custeadas por empreiteiras que, de alguma forma, tiveram seus interesses atendidos com ações do ex-presidente.

“Cobro caro e não digo quanto cobro. Se quiserem saber quanto eu cobro, me contratem”, completou Lula.

O ex-presidente já proferiu palestras em outros países para Queiroz Galvão, Andrade Gutierrez, Odebrecht, entre outras. Não se sabe o valor exato que é cobrado, mas estimativas de empresários dão conta de R$ 200 mil.