Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Ainda falta UTI em Salgueiro

Diante dos fatos mencionados na matéria abaixo, como é que fica a situação dos moradores de Salgueiro e municípios circunvizinhos, que precisam dos serviços do SUS para obter atendimento médico? Mesmo com tanto dinheiro sendo arrecadado com ISS, com o prefeito sendo da base aliada dos governos Federal e Estadual, a cidade de Salgueiro – pasmem- ainda não possui uma Unidade Intensiva de Tratamento (UTI) pública. Até mesmo uma ambulância com UTI móvel que o Governo do Estado prometeu enviar para o município, nunca chegou.

Pacientes em estado grave que são levados para o Hospital Regional Inácio de Sá geralmente acabam sendo transferidos para Recife, Caruaru ou Petrolina, mas esses municípios não estão dando conta, sequer, dos seus moradores, imaginem se vão priorizar doentes que chegam de outras localidades.

O problema da saúde em Salgueiro, Pernambuco, em todo Brasil é muito sério, e não está recebendo a devida atenção do Governo. Por enquanto só podemos orar e pedir a Deus para que nós ou nossos familiares não precisemos de uma UTI.

Leia e entenda: Mais 13 pacientes morrem na espera de vaga em UTIs

Por Chico Gomes

5 comentários sobre “Ainda falta UTI em Salgueiro

  1. arnaldo luciano de alencar

    É,faz tempo que venho batento na tecla de que SALGUEIRO,está abandonado,aqui as autoridades já se acostumaram com reclamações eles não estão nem um pouco preocupados com a população mais carente,quando uma prefeitura do porte de SALGUEIRO não tem uma anbulância,voce tira daí a preocupação do gestor municipal,UTI é algo só imaginativo,pois com saude eles não estão nem um pouco preocupado o pobre que se lasque.

  2. Machado freire

    Não gostaria de enrar -nem discutir este assunto porque de medicina eu só tenho me valido para realizar sérios tratamentos de saúde, deles ainda pendentes como as próximas cirurgias a que me submeterei no início de julho e espero me sair bem como das vezes anteriores.
    Só sabe o que é uma UTI quem precisa ser tratado e cuidaDO DENTRO DELA.
    Ela é necessária e de uma importância fundamental para a recuperação e acompanhamento do paciente. Já “compareci” a UTI geral ( que é um horrror) e UTI específica que, no meu caso foi a coronária. Ai o tom é outro, existe uma relativa calma, mas a gente não deixa de exergar perto de nós “pacientes” praticamente em fase terminal, sobrevivendo à custa de aparelhos, permanentemente sedados parecendo uma múmia. É de causar dó.

    Mas voltando para o caso específico de Salgueiro, nossa querida terma mais do que centenária -já caminha para o bicentenário, a implantação de mais de uma UTI -se chegassem hoje já estariam chegando com um grande atraso.
    Ora, uma UTI neonatal é uma necessidade de primeira ordem. E uma UTI para os demais casos é igualmente necessária.

    O governador Eduardo Campos deixou o prefeito de Salgueiro, o seu vice e um terceiro profissional médico que estavam nos estúdios da Salgueiiro FM -na sua visita para lançar o programa que mais parece com o Pernambuco Participativo (numa saia justa), ao responder uma pergunta de um radialista sobre a necessidade da implantação de uma UTI no município. Ele (Eduardo)disse: bom, precisamos de, no mínimo, nove médicos para implantar a UTI e vocês, que são três, consigam os outros seis que eu implanto amanhã. No caso, seriam necessários, no mínimo, seis médicos, sem falar nos auxiliares e na estrutura fisica e toda uma gama de maeriais.

    Até hoje – faz um bom tempo, ninguém deu mais um piu sobre o assunto. Com a palavra a classe médica de Salgueiro e do Sertão Central, a partir do prefeito e do vice. Caiam em campo !

    E Salgueiro e o Sertão Central continuam sem uma UTI e uma unidade do Samu, que também precisa de uma equipe médica para atender a população os sete dias da semana.

    Vamos somar esforços, articular a questão e partir pra cima apra conseguir aquilo que a população regional tanto precisa.

    PS. Eu soube que a coisa não anda muito célere pro lado do setor de tratamento renal em Salgueiro. Tudo indica que Salgueiro ainda não tem uma relação (cadastro) de necssitdos de implante/transplante renais integrada à rede nacional.
    Se eu estive errado (tomara que esteja), façam a devida correção e aprsentem números, urgentemente.

  3. Jose Neto

    Isso realmente é uma vergonha pra uma cidade que tem apoio do governo federal, estadual e por cima dois medicos dirigindo a Prefeitura.Quando é que a area de saude realmente vai ser prioritaria nesse pais? Salgueiro que vem sendo sendo decantada em verso e prosa como a cidade do desenvolvimento,com obras do governo federal por todo lado, com apoio do governo do Estado da mesma forma,com tanta gente de salgueiro fazendo parte do governo Eduardo Campos, conforme noticia postada no blog de Wilsom Monteiro, vai realmente entender que precisa de uma saude de qualidade. Não sou médico, mas não precisaria ser pra saber que uma cidade como Salgueiro com a população que tem e mais 18 ou 20 mil pessoas que chegaram com as obras em andamento, conforme se comenta, precisa urgentemente de UTI. Acorda Prefeito, vamos cobrar do governo do Estadoe do Governo Federal essas UTIs.Não acha que ja bateu palmas demais pra eles>

  4. Raquel Costa

    Temos sim, que rezar e é muito, por que vemos que a situação em todo o país é precária, mais infelizmente aqui ainda há muita gente cega e que, acha que temos que continuar assim, é preciso que cada uma destas pessoas percam alguém seu, para que cada um sinta na pele, ai já será muito tarde por que não tem dinheiro no mundo que possa trazer de volta a vida, é preciso que se cuide antes, não é verdade? É preciso que a gente não se deixe levar por pessoas que não enxergue o que você mesmo está enxergando, mesmo que seja o seu partido, por que meu avô, minha vó, sempre votaram em partido “A OU B” que idiotice é esta? Acredito eu, que ainda existe muitos políticos sérios neste país, o problema é que nós não sabemos escolher, em todas as eleições se candidatam muitos que a gente deixa de votar neles por que compadre ou comadre, sempre, me pediu, e disse que eu e você temos que continuar neste partido,pra manter a tradição,e não posso mudar por que é traição, agora eu pergunto, e que tradição é essa ? Que não me respeita? Temos que antes de mais nada nos respeitar, vejam se eu não me respeito, quem vai me respeitar? Eu e você temos opinião própria, ou não? Já viemos andando até aqui, aos trancos e barrancos e queremos seguir adiante só que, se continuarmos a eleger este que já os elegemos até agora, não vamos conseguir irmos muito longe… Por que precisamos de no mínimo, “SAUDE, E SEGURANÇA” e isso é exatamente o que não temos no país inteiro, e culpa é de quem? Toda nossa, por não sabermos eleger os nossos governantes e ainda cometemos a santa burrice de elegermos mais de uma vez., pessoas que, não nos respeitam, tem sempre suas panelinhas, seus aliado restritamente. “ ISSO É FATO” é esta a minha sincera opinião, lamento se alguém discorda.

  5. Virgílio Neto

    E olhe que o prefeito e o vice são médicos. Se eles não cuidam nem da área deles, imaginem das outras.