Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Quebra de sigilo beneficiou Marina nas pesquisas

eleicoesA nova pesquisa Ibope divulgada anteontem pelo Jornal Nacional sugere que Marina Silva foi a maior beneficiada pelo caso da quebra de sigilo fiscal de tucanos e da filha do candidato José Serra (PSDB), Verônica.

Enquanto Dilma Rousseff manteve-se estável em 51% e Serra caiu de 27% para 25%, Marina Silva passou de 8% para 11%, um crescimento acima da margem de erro. O efeito já havia aparecido ao longo da semana em pesquisas dos verdes e dos tucanos.

A explicação para o fenômeno é múltipla. Primeiro, há uma dificuldade dos eleitores em tomar conhecimento e compreender o caso do sigilo fiscal. Segundo pesquisa Datafolha divulgada nessa semana, somente 57% dos eleitores tiveram algum contato com o assunto e apenas 12% disseram se sentir confortáveis para explicar o caso. Além da dificuldade, houve um desconforto do eleitorado com os dois envolvidos na disputa, Serra e Dilma. Os eleitores não gostaram do aumento da agressividade entre eles e teriam, por isso, migrado para Marina Silva – que se manteve descolada da disputa em torno da quebra de sigilo.

A expectativa dos verdes é que uma “onda verde” se espalhe pelo eleitorado com os novos episódios envolvendo a agora ex-ministra da Casa Civil, Eunice Guerra.

Fonte: Época

3 comentários sobre “Quebra de sigilo beneficiou Marina nas pesquisas

  1. Emilio Garcia

    É Davi Carvalho, será que seu último nome é Gerra? Se não for, deve ser algum daqueles que se beneficiam do bolsa isso, bolsa daquilo, sem que verdadeiramente haja necessidade. Pois o povo massacrado infelizmente sem opção ainda troca seu voto pela pouca “ismóla” que lhe é dada.
    É inadmissível o presidente de uma nação como a nossa, simplesmente fazer-nos engolir sua candidata como se fosse ele. Este Distinto Senhor parou de trabalhar faz tempo em pról desta eleição e começou a fazer campanha quando ainda nem era tempo para isso. Passou por cima de lei, cometeu crimes eleitorais, foi multado algumas vezes e por aí segue a quantidade de aberrações que o nosso excelentíssimo Sr. Presidante nos submete em troca de poder.
    Eu também não sou a favor do outro candidato, que pretende ganhar a eleição a qualquer custo, fazendo promessas descabidas do tipo aumento do salário mínimo para R$ 600,00 e outras promessas meramente eleitoreiras.
    Porém existe uma excelente opção em nosso meio, com condições de governar “como nunca antes na história deste país”, uma mulher com o sobre nome que a exemplo do atual presidente é sinônimo de Brasil, que viveu como a maioria dos brasileiros, trabalhou nos seringais, analfabeta até os 16 anos, superou os desafios da vida e venceu. Esta mulher é um orgulho para este país, onde não se houve falar no nome Marina Silva quando se trata de escândalos a que somos submetidos diariamente.
    Bom…, eu não sei vocês, mas EU vou fazer a minha parte e votar em quem merece o meu voto.
    Quero lembrar que não faço parte de partido algum, mas faço parte deste Terra que se chama Brasil e não vou me calar enquanto tiver voz.
    Vamos exercer nossa cidadania e decidir o destino do nosso país.
    BRASILEIRO de verdade não se deixa influenciar pela maré.

  2. Cesar

    Onde está o Ministério Público? Neste caso da Erenice (Guerra, ministra da Casa Civil) ele precisa agir de imediato. O Palácio do Planalto virou despachante de negócios escusos para beneficiar parentes e apadrinhados do PT. Um absurdo completo.

  3. Davi Carvalho

    Pelo que estamos vendo, o tiro saiu pela culatra. Não entendo por que a grande mídia,que se diga, Globo, Folha de São Paulo, Veja, faltando apenas vinte dias para eleição bombardearam diariamente denúncias e mais denuncias. Por que agora? Por que não a um ano atrás quando o condidato das elites liderava todas as pesquisas de intenção de voto? Que provas eles tem para fazer essas denuncias? Depoimentos de pessoas sujas, que respondem inquérito na justiça por diversos crimes? E o pior, é que as pessoas que estão sofrendo as denuncias é que trem que provar que não cometeram esses delitos? No meu entendimento, cabe a quem acusa o ônus da prova. E mais esses mesmos meios de comunicação não dão espaço para que os mesmos possam se defender. Pelo que vemos fica claro que essa mídia trabalha de forma escancarada a serviço dos tucanos que aliás, são acostumados a usar destes métodos quando estão na desvantagem. Eu queria só perguntar por que a mídia não deu destaque a reportagem da revista Carta capital, quando a empresa da filha de Serra quebrou o sigilo fiscal de 60 milhões contribuintes no ano passado? Não que denuncias não devem ser investigadas, mas neste caso de agora, vejo que existe apenas o interesse de atingir a candidata do PT. Felizmente, o povo está vacinado e está dando a resposta, prova disso, é que o candidato que disse o nordestino cheira mal e que não entende o nosso sotaque, só cai nas pesquisas, o que está fazendo ele perder a compostura e partir para o jogo baixo e sujo.