Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Xavier assume Meio Ambiente

O governador Eduardo Campos (PSB) espera apenas o retorno do presidente estadual do PV, Sérgio Xavier, que está de férias em Nova York, para anunciar o nome dele como titular da nova Secretaria de Meio Ambiente. Ontem, Eduardo confirmou as negociações para consolidar a participação dos verdes no governo, antecipando que hoje sua equipe deverá se reunir com os dirigentes do PV. ´Tenho até 15 dias para fazer o anúncio, mas se tiver novidades antes disso eu digo a vocês (jornalistas)`, garantiu.Com a indicação de Sérgio Xavier, o governador fecha a escalação da equipe que vai ajudá-lo a administrar o estado nos próximos quatro anos. Os outros nomes foram divulgado na última segunda-feira. Além dos nomes, Eduardo também promoveu uma reforma na estrutura do governo, criando e reformulando secretarias. Segundo ele, o projeto de lei que prevê as mudanças está sendo finalizado e deverá ser encaminhado à Assembleia Legislativa nos próximos dias.

Na consolidação da reforma, o governador garantiu que as mudanças não irão onerar as despesas do estado, uma vez que a estrutura continua a mesma. ´O governo de Pernambuco está entre os quatros estados com menor despesa na relação folha de pagamento e cargos comissionados`, observou. Além do projeto da reforma, Eduardo também está promovendo reuniões com os secretários para fechar o balanço do ano. O trabalho foi iniciado ontem e vai continuar hoje, segundo revelou o socialista.

Titulares

Sobre as articulações para compor o segundo escalão, Eduardo voltou a dizer que a escolha está a cargo dos titulares de cada pasta às quais estão vinculadas as empresas ou autarquias. ´Minha pauta era o secretariado. Eles estão conversando comigo, com o secretário Tadeu (Alencar, futuro secretário da Casa Civil), mas a responsabilidade de escolher é deles`. O governador confirmou o nome do secretário-geral do PTB, José Humberto Cavalcanti, para o comando do Detran.

Quando questionado sobre a versão de que o senador eleito Humberto Costa (PT) teria ficado insatisfeito com a participação do PT nosecretariado, Eduardo afirmou que desconhece tal reação do aliado. ´Fizemos as escolhas ouvindo todos do PT. Soube que Humberto falou com Milton (Coelho, presidente estadual do PSB) e disse que a declaração dele foi mal interpretada`.

Em relação à indicação do deputado federal Márcio França (PSB/SP) para a Secretaria de Turismo no governo de Geraldo Alckmin (PSDB), Eduardo afirmou que as negociações foram feitas com a direção do PSB de São Paulo, mas que os dirigentes consultaram a direção nacional. ´Ele (Márcio França) tinha uma ligação muito forte com Mário Covas (ex-governador de São Paulo). Mário Covas era da Baixada Santista e apoiou Márcio na primeira eleição dele (para prefeito de São Vicente)`, justificou.

Da redação do blog de Alvinho Patriota

Fonte: interjornal