Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Vereador de Cedro-PE faz questionamentos sobre duas medidas polêmicas na Festa do Milho

O vereador cedrense Aldenir Santos, o ‘Pelé’, nos enviou um e-mail nesta segunda-feira (11) com questionamentos à Prefeitura de Cedro-PE sobre algumas ‘novidades’ na Festa do Milho deste ano. Aldenir inicia destacando que o evento é muito esperado pelos moradores de Cedro e municípios vizinhos e ganhou grandes proporções a partir de 2005.

Segundo o vereador, duas questões complexas invadem o cenário do evento este ano. “Pela primeira vez na história, os comerciantes locais estarão impedidos de vender bebidas para o evento. Esse fato foi recebido com estranheza, inclusive pelos barraqueiros e ambulantes, que terão que comprar a mercadoria de uma específica empresa de outro município, inclusive a preços maiores que no comércio local”, comenta o parlamentar, acusando a situação de absurda e sem base legal.

“Além disso, retira dos comerciantes locais a oportunidade de melhorar suas vendas numa época tão esperada por eles. Cabem algumas perguntas: Qual o interesse da exclusividade? Quem sai lucrando em trazer uma distribuidora de outra cidade? Por que não deixar que os comerciantes de Cedro possam vender suas mercadorias?”, indaga.

Outro fato mencionado pelo vereador é a cobrança de ingresso no último dia do evento. “A população passa por dificuldades financeiras e já sofre para honrar seus compromissos de alimentação e saúde e, ainda assim, para poder participar de um evento público e tradicional, terá que arcar com este gasto adicional. Lamentável! Precisamos saber qual a finalidade desse recurso, pois não há previsão orçamentária para essa arrecadação”, destaca.

Aldenir alerta que a medida viola frontalmente o princípio da proporcionalidade, no elemento adequação, uma vez que não se trata de imposto, taxa, contribuição de melhoria ou qualquer modalidade de contribuição. “Sou totalmente contra essa cobrança. A população, ao comprar um ingresso, estará pagando duas vezes pelo evento, pois já o fez ao pagar seus impostos”, argumenta. Deixamos o espaço aberto para a Prefeitura de Cedro-PE responder os questionamentos do vereador no e-mail blogdealvinho@hotmail.com

Da redação do Blog Alvinho Patriota