Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Verdes visitam sertão, ouvem críticas às obras do PAC e começam a elaborar programa de governo

verdesO presidente estadual do PV, Sérgio Xavier, acompanhado de lideranças verdes de vários municípios, iniciou esta semana uma série de viagens ao interior de Pernambuco para vistoriar obras, mapear pontos críticos, detectar potencialidades e debater alternativas para o desenvolvimento sustentável de cada microrregião. O objetivo é fortalecer a organização do PV nos principais municípios. A “caravana-verde” realizou encontros em Serra Talhada, Salgueiro e Floresta. Além de Sérgio Xavier, pré-candidato do PV ao governo do estado, participaram Renê Patriota, Roberto Leandro, Jacques Ribemboim, Daniel Leite (juventude do PV), Ermírio Barros, Alvinho Patriota (vereador do PV em Salgueiro) e dirigentes do PV de Petrolina, Santa Maria da Boa Vista, Araripina e representantes de diversos movimentos sociais e culturais.

Em Salgueiro, os verdes visitaram obras da ferrovia transnordestina e da transposição do rio São Francisco e conversaram com representantes de comunidades locais que expressaram preocupações. “Detectamos vários problemas que precisam da atenção do governo: há muita desinformação sobre andamento, cronograma e objetivos das obras. Muitas pessoas impactadas com as construções disseram que são tratadas sem o devido respeito em relação aos remanejamentos e às indenizações de propriedades, cujos valores consideram irrisórios. Verificamos também que há desmatamento excessivo em muitas áreas e pouco cuidado com a já fragilizada caatinga. E há grande preocupação em relação ao impacto social que virá após o fim das obras, com a demissão de milhares de trabalhadores”, destaca Sérgio Xavier.

No encontro, que lotou o auditório do Hotel Plaza de Salgueiro, estas questões foram debatidas. Sérgio Xavier aproveitou os problemas detectados com as obras do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento) para explicar o conceito de sustentabilidade, defendido pelo PV. “Sustentabilidade quer dizer criar empregos e sustentá-los por muitos e muitos anos. Quer dizer buscar uma solução para hoje e garantir que esta solução terá vida longa em todos os sentidos, garantindo inclusão das pessoas, desenvolvimento da economia e preservação dos recursos naturais para as gerações futuras. Quem pensa de forma sustentável planeja e previne-se. O governo precisa apresentar um plano de sustentação dos empregos na região e precisa realizar as ações de revitalização dos rios e das áreas degradadas”, ressalta. “Aqui fica clara a diferença do modelo adotado pela coordenadora das obras, Dilma Roussef, e do modelo defendido pela senadora Marina Silva, ex-ministra do Meio Ambiente”, completa Xavier.

Fonte: Jornal do Commercio