Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Varejo recua 4,3% em 2015, no pior resultado da história

Em dezembro, as vendas no varejo caíram 2,7% na comparação com novembro. A queda é a mais aprofundada da história e veio pior do que a expectativa de recuo de 2,5% apontado pelo consenso de mercado da Bloomberg News após dois meses de resultados positivos.

Em relação a dezembro de 2014, as vendas no varejo recuaram 7,1%, em linha com a taxa esperada pelo mercado (-7,1%), na nona queda seguida e a mais acentuada da série histórica.

Varejo ampliado

As vendas no varejo ampliado, que incluem as atividades de material de construção e veículos, motos, partes e peças, registraram queda de 8,6% em 2015, no maior tombo da série histórica iniciada em 2001.

O resultado negativo no volume de vendas reflete, sobretudo, o comportamento das vendas de veículos, motos, partes e peças, que despencaram 17,8%.

O segmento de vendas de material de construção também contribuiu para o resultado, com declínio de 8,4% no ano passado.

Em dezembro, as vendas no varejo ampliado tiveram queda de 0,9% na comparação com novembro. Na comparação com dezembro do ano passado, o tombo foi de 11%.

As vendas de veículos, motos, partes e peças registrou aumento de 0,4% na comparação mensal, mas afundou 20% em base anual.

O segmento de material de construção mostrou alta de 1,1% nas vendas na comparação com novembro e recuo de 13% ante dezembro de 2014.

Fonte: O Financista