Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

UPE planeja abrir novo campus em Serra Talhada com curso público de medicina

upe_brasaoDepois dos municípios de Garanhuns e Arcoverde receberem importantes cursos da Universidade de Pernambuco no interior, chegou a vez da cidade de Serra Talhada, a apenas 97 km de Salgueiro, ser escolhida para acolher mais um Campus da UPE com 40 vagas para o curso de medicina.

A informação foi concedida pelo reitor da UPE, Carlos Calado, em recente entrevista ao Jornal do Commercio de Recife. Segundo ele, há planejamentos de se abrir dois novos campis no interior, um em Serra Talhada, atendendo às necessidades dos estudantes do sertão, e outro na cidade de Palmares, que foi atingida pelas recentes enchentes na mata sul de Pernambuco.

Para o reitor os novos campis servirão para fortalecer a interiorização da UPE, permitindo que profissionais formados pela Universidade de Pernambuco fiquem na região e contribuam para o bem da sociedade. “Queremos fortalecer cada vez mais a interiorização, para permitir que os profissionais formados fiquem na região e contribuam com a sociedade”, disse.

Da redação do blog de Alvinho Patriota por Chico Gomes

15 comentários sobre “UPE planeja abrir novo campus em Serra Talhada com curso público de medicina

  1. layane

    nossa! Que satisfação
    esse curso será a oportunidade para muitas pessoas humildes q nao
    tem condições alguma de realizar esse curso sendo pago.
    digo isso se referindo a mim mesma,é o meu sonho trabalhar na aréa da saude
    e graças a deus esse curso esta vindo ai,me esforcarei o maximo para passar nas provas.sucesso!

  2. Erileide

    Graças à Deus!!!! Q venha o curso de Medicina, o mais rápido possível…
    A nossa região é carente em tudo, mas o mais difícil é lidar com doenças, com o pouco dinheiro q temos e as consultas médicas com preços tão altos….
    Precisamos de concorrentes na medicina… Quero ver quanto vai custar uma consulta….kkk

  3. Andressa Lima

    Gostaria de saber se vai abrir o curso de medicina em Serra Talhada mesmo.E se sim as datas das inscrições e a data da realização da prova.Obrigada!

  4. Suzany Alves

    Bom, não se tratando de Politicagem, mas hoje sou muito grata não só a Inocencio Oliveira (Dep Federal) Mas também a cidade de Serra Talhada, e não poderia deixa de fora a minha amada UPE!
    Todos sabem que o interior tinha o aspecto de esquecido, hoje essa realidade está ficando aos poucos distante, fui aluna da UPE campos Salgueiro, e hoje estou na UFRPE campos Serra Talhada, cursando Agronomia, onde existe muitas dificuldades, muitas mesmo, mas questão de professores sem ânimo pra dar aula realmente ainda não vi, aqui existem professores que gostam e amam o que fazem e ate gostam da cidade. É incrível e surpreendente a maneira como os sertanejos estão encarando o fato de se ter o curso de MEDICINA na cidade de Serra Talhada, gente não pensem nos problemas, pensem em soluções, pensem em melhoras, e não abortem o curso que ainda não se concretizou. Minha maior lamentação é em saber que esse curso não vai pra Salgueiro, mas só em pensar que irá ajudar o pessoal, meus conterrâneos que não tem condições de ir para as grandes cidades já me deixa feliz! Então Seja BEM VINDA UPE Campos SERRA TALHADA!!!

  5. Gustavo

    Acho um absurdo mais uma escola medica ser aberta… Daqui a seis anos vao ter mais medicos que doentes e ai sim vai começar os problemas de verdade… Nossa regiao ainda nao suporta e principalmente nao tem profisssionais o suficiente para ensinar e para absorver a imensa quantidade de medicos que irao formar ou ate mesmo que estao em processo de formaçao pela UPE, UFPE, UNIVASF, e fora todas essas particulares que se proliferam… Em vez de ser aberta mais faculdades medicas no estado de pernambuco por que nao investir na educação dos pernambucanos para sim estes ocuparem todas as vagas oferecidas pelas instituiçoes ja existentes no estado e nao deixar de investir tambem na dos medicos em formaçao uma vez que tambem nao se encontra la estas coisas todas… Vamos repensar nas atitudes a longo prazo o que se parece soluçao pode ser uma aceleraçao do fim.

    1. Cursando

      Creio que sejas algum cursando ou médico formado com medo da oferta profissional ser maior que a demanda… e quando a oferta é maior que a demanda, os preços tendem a cair, logo é exatamente isso que o interior precisa, que abaixem os preços dessas malditas consultas.

    2. Ana Maria

      Acho que esse cara deve ser um daqueles médicos que trabalham em psf ou hospitais do sus e ganham um valor absurdo para dar 1 hora de expediente atende mal as pessoas e trabalha em 4 ou 5 lugares piorando ainda mais a saúde. Acho muito bom a concorrência aumentar a pessoas merecem atendimento de qualidade e tratamento de ser humano.

    3. ANA CARVALHO

      Aqui tem mais médicos que doentes? Com certeza deve não morar aqui…Aqui nem pode ter UTI.Não só Salgueiro como toda região,falta sim, e não é não….

  6. Alahyr Jeanne

    …Gostaria de mais informações sobre o curso de medicina em Serra Talhada…se ainda acontecerá as inscricões e o vestibula em junho/julho/2011 e parabenizar o governa por oportunizar o interior com novos cursos.

  7. marcia andrade

    Acho execelente a inciativa do governo estadual em implantar mais um curso de medicina no Estado, principalmente no Sertão. Certamente, dentro em breve, estaremos suprindo uma grande carencia de medicos na região. Pena que o Sr. Milton Arcoverde não pense assim. Em Serra Talhada ja funcionam outros cursos com grande exito. Um dos meus filhos está cursando agronomia e está gostando muito. A UAST conta com professores de diversas regiões do pais (sul, sudeste, etc), muito interessados em levar conhecimentos aos alunos.
    Assim, espero que, com a maior brevidade possivel, seja implantado o curso de Medicina em Serra Talhada, sim!!!

  8. milton arcoverde

    É a banalização dos cursos superiores, o que se vê são faculdades com professores cada vez mais desmotivados, escolas decadentes, o nível dos cursos cada dia mais deficientes.Concordo com novos cursos, com a interiorização pra dar oportunidade aos mais carentes,todavia investimentos deveriam ser feitos nas grandes universidades,e nas escolas de nivel medio pra formar profissionais capacitados, material de estudo em disponibilidade aos alunos e não apenas criar “cursos” onde dá a falsa impressão que estamos melhorando nosso nível cultural.O país mais desenvolvido do mundo estimula o nivel técnico como fundamental e suficiente para o mercado de trabalho.Aqui estimulamos a formação superior , onde muito breve diplomados superiores nem sequer assinam o proprio nome.