Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

UPE investe em incubadora para impulsionar tecnologia e inovação na bacia leiteira de Garanhuns

Foi realizada na semana passada uma reunião para apresentação das estruturas e do projeto da primeira incubadora do Agreste no Campus Garanhuns da Universidade de Pernambuco (UPE). A reunião aconteceu no auditório da instituição de ensino. O investimento foi anunciado em abril pelo Governo do Estado em conjunto com a Reitoria da UPE e já vai entrar em funcionamento.

A iniciativa tem objetivo de construir um novo habitat de empreendedorismo e inovação no Agreste Meridional. Também fazem parte do projeto a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP), UFRPE, Sebrae, AESGA, IFPE e Prefeitura de Garanhuns.

Outras instituições também serão parceiras do projeto para a difusão e estímulo à incubação de empresas, além de oferecerem palestras e capacitações aos empreendedores. “É importante para a Universidade este processo de expansão e de integração institucional, com a soma de esforços e investimentos que possam impulsionar cadeias produtivas regionais. No caso de Garanhuns e o Agreste Meridional, montamos uma estratégia que possa permitir o desenvolvimento tecnológico e a inovação na bacia leiteira”, destaca o Reitor da UPE, Pedro Falcão.

Na reunião da semana passada, coordenada pelo Vice-diretor do multicampi Garanhuns, Adauto Trigueiro, e pelo coordenador de Inovação da UPE, professor Alexandre Maciel, foi apresentado o planejamento das ações que já começam no dia 25 de agosto com um evento de sensibilização aberto ao público. Já no dia 05 de outubro será realizada uma oficina de desenvolvimento de projetos. O lançamento do edital para seleção das empresas está previsto para o dia 25 de setembro.

Da redação do Blog Alvinho Patriota