Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

UFPE: alunos fazem protesto após suicídios

Alunos da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) fizeram uma manifestação na última quinta-feira contra os casos de suicídio registrados na instituição nos últimos meses. Até o momento, o número de mortes nesta situação é conflitante. A assessoria de imprensa diz que três pessoas morreram este ano, mas alunos afirmam que foram quatro casos de suicídio.

A assessoria de imprensa diz ainda que a situação é recorrente. “Há cerca de 20 anos tem registro de suicídio” e as mortes acontecem no prédio do CFCH (Centro de Filosofia e Ciências Humanas), que “é o mais alto do campus”, afirmou a assessoria.

A manifestação da última quinta-feira foi seguida de uma assembleia com o reitor, professor Amaro Lins, e o futuro reitor da instituição, professor Anísio Brasileiro, que tomará posse até o próximo dia 10 de outubro.

Nota 

Cerca de 50 alunos participaram da conversa no auditório da universidade e pediram maior participação do corpo discente na elaboração de uma política de segurança; melhoria na assistência estudantil como meio de evitar os casos de suicídio e a ampliação da participação do alunado no Conselho Universitário.

Em nota, a instituição informou que os dois “comprometeram-se a buscar soluções para as demandas apresentadas durante a mobilização, cujo principal objetivo era evitar os casos de suicídio registrados no CFCH”.

Ainda segundo o texto, o futuro reitor afirmou que sete pontos serão analisados pela nova administração e um novo encontro irá acontecer ainda em outubro. Entre os pontos a serem discutidos estão “a melhoria da infraestrutura, incluindo a correção da vulnerabilidade no CFCH; política de bolsas estudantis; ampliação do acesso ao Restaurante Universitário; Casa dos Estudantes; reavaliação para retomada das calouradas no campus e segurança institucional”.

Fonte: Band