Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Uber se mobiliza contra projeto de lei que ameaça serviço

Motoristas da Uber e outros aplicativos de transporte se mobilizaram em todo o país contra a votação de uma lei, no Senado, nesta terça-feira (31), que aumenta as exigências para este tipo de serviço no Brasil.

“Diga não à lei do retrocesso”, pediu o Uber numa campanha incisiva desde que o projeto de lei começou a avançar no Congresso Nacional.

A iniciativa endurece as regras para condutores deste tipo de transporte – que conecta passageiros e motoristas por aplicativos de celular – exigindo-lhes, entre outras coisas, que obtenham uma licença municipal para trabalhar.

Defensores do projeto garantem que ele ajudará a regular o mercado de transporte individual de passageiros, mas seus críticos afirmam que quando a lei for promulgada, todos os motoristas de Uber vão se tornar ilegais, até que consigam preencher todos os requisitos.

“Todos os motoristas ficariam fora da legalidade se for aprovado (…), o projeto teve um intuito anti-Uber”, disse à AFP o deputado Daniel Pires Coelho, contrário à proposta.

“Ninguém vai estar no dia seguinte proibido. Isso é uma mentira”, opinou Carlos Zarattini, autor do projeto de lei.

Uma vez aprovada, “vai dar um tempo para cada um se organizar”, garante Zarattini.

Fonte: AFP