Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Tráfico de drogas é responsável por 90% das apreensões de adolescentes

O Amazonas concentra, hoje, 1% dos adolescentes infratores entre 12 e 17 anos que estão cumprindo medidas socieducativas no Brasil. Destes, 90% cumprem penas por tráfico de drogas. Das 161 vagas oferecidas pelo sistema no Estado, apenas 63,4% estão sendo ocupadas.

Os números estão no relatório ‘Um Olhar Mais Atento às Unidades de Internação e de Semiliberdade para Adolescentes’, lançado na última quinta-feira pela Comissão de Infância e Juventude do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

Mesmo apresentando um dos melhores índices do País, a reincidência no Estado é alta chegando a 30%. Para a gerente de Medidas Socieducativas da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Seas), Mathilde Ezaguy, a falta de estrutura familiar contribui para que os jovens voltem ao crime pouco tempo depois de saírem das unidades de internação.

“Apesar de nossos esforços, a reincidência é alta. Infelizmente, ainda falta um trabalho mais focado nas famílias destes adolescentes, que vivem em situação de risco”, admitiu.

A gerente da Seas afirma que comparado com o restante do País, com 18.373 adolescentes em unidades de internação, a situação do Amazonas é considerada “muito boa”.

Ela atribui a situação ao fato dos adolescentes daqui ainda não terem tanto acesso às drogas, como acontece em outras capitais como São Paulo e Rio de Janeiro, onde o número de internos ultrapassa 5 mil. “Mas temos que ficar alertas, porque o tráfico de drogas aumentou muito entre os jovens e, hoje, 90% dos que cumprem pena no Estado é por causa deste crime”, informou.

De acordo com o relatório, o Amazonas tinha 102 adolescentes nas unidades de internação, segundo registros feitos até março de 2013, ainda longe do total de 161 vagas. Em agosto, segundo a Seas, são 142 internos nas instituições do Estado que representa um crescimento de 39,22% em seis meses. “Este número oscila muito”, informou Mathilde.

Fonte: D24AM