Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Técnico ou Político?

EU não decidi ainda em quem votarei em 2014 para Governador do meu Estado, mesmo porque as eleições ainda estão distantes, não houve ainda um debate: uma conversa séria e franca para balizar a minha decisão tampouco vejo definido em minha cidade (e/ou em minha região) qual será o cenário político que poderá me motivar a estar deste ou daquele lado.

Mas a decisão do Governador de Pernambuco em indicar “um técnico” para ser seu candidato reacendeu uma antiga discussão na política: Quem estaria melhor preparado para Governar o Estado: Um técnico ou um político?

A princípio quero registrar aqui que não tenho uma opinião formada sobre o assunto, pois estaria me precipitando se afirmasse categoricamente, sem uma análise mais aprofundada dos candidatos, quem governaria melhor, digo isto porque o melhor Presidente do Brasil de todos os tempos (LULA) não era técnico e a ausência de diplomas em seu currículo não o fez desqualificado para exercer o cargo de Presidente da República.

De outro lado, na época o então Presidente Fernando Henrique Cardoso era o Presidente em Exercício melhor qualificado no mundo, com maior número de diplomas, alguns deles inclusive de renomadas faculdades internacionais. Será que isto fez dele um Gestor notável? NÃO – Pelo menos em minha modesta opinião!

Não bastasse isso, o neto do Memorável Miguel Arraes de Alencar, não é o primeiro a escolher um suposto técnico para ocupar seu lugar: nosso Ex-Presidente, ao optar por Dilma como

candidata escolheu uma técnica com perfil gerencial – E DEU CERTO – Pelo Menos em minha modesta opinião.

E o que acontecerá em Pernambuco?

Bem, eu sou Advogado e não Adivinho! O que eu sei é que se o cenário permanecer como está, Eduardo tende a preparar o técnico para discutir com o político e Lula tente a preparar o político para discutir como técnico!

A pergunta que não quer calar é:

E você de que lado irá ficar?

No momento eu estou do lado do debate político, pois ele enriquece a Democracia, favorece a população, motiva os candidatos e aquece o cenário político e só ele vai fazer com que nós tenhamos uma escolha sensata, um escolha justa que vai levar ao Poder aquele que melhor se sair perante o povo, não importa se com diploma ou sem diploma, se político velho ou estreante, se indicado pelo Governador ou pelo Presidente, o que importa mesmo é que a escolha será do povo a quem o novo Governador irá representar.

 Por Dr. Nasário Duarte Bento – Advogado